Cidades

Caneta laser desafia segurança de grandes eventos em estádios

Além dos prejuízos à visão, foram registrados 34 casos de pessoas que apontaram o laser para aviões

TV Brasília
postado em 28/08/2013 12:42
A lei que proíbe o uso da caneta laser em locais lotados já entrou em vigor, mas tem sido desafio para a segurança do Estádio Nacional Mané Garrincha nas partidas de futebol. A caneta deveria ser reconhecida pelos detectores de metais, mas passa facilmente pelos portões de acesso ao estádio.

Especialistas afirmam que a luz emitida pelo laser pode destruir a retina e provocar a cegueira. Além dos riscos à visão, a caneta pode prejudicar os voos. Em Brasília já foram registrados 34 casos de pessoas que apontaram o laser para aviões que passaram próximo ao Aeroporto Internacional de Brasília. A Força Aérea Brasileira (FAB) alerta para o risco que os pilotos correm ao aterrissar. O laser pode causar a cegueira momentânea e dificultar a execução dos procedimentos de pouso.


Quem descumpre a lei está sujeito a uma multa de R$ 500. Em caso de reincidência, a multa será aplicada em dobro.

De acordo com a assessoria de imprensa da Polícia Militar, o detector de metais está preparado para encontrar as canetas, porém caso o objeto não seja reconhecido na revista, câmeras internas de segurança vão identificar o torcedor que fizer o uso equipamento.

[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação