Cidades

Passeio ciclístico promovido pelo Correio pediu a paz sobre duas rodas

O evento promovido no Dia Mundial Sem Carro tinha como objetivo lutar por um trânsito mais gentil na capital federal

postado em 23/09/2013 06:00

O 1º Passeio Ciclístico da Primavera pelo Dia Mundial Sem Carro reuniu organizações voltadas para a segurança dos ciclistas: conscientização

Todos unidos com o mesmo objetivo: um trânsito mais gentil. Além de ter colorido e animado o Eixão de Lazer, o 1; Passeio Ciclístico da Primavera pelo Dia Mundial Sem Carro, promovido pelo Correio Braziliense, reuniu pessoas de diferentes tribos para pedir mais gentileza na convivência urbana. Dessa forma, representantes de instituições não governamentais como da Rodas da Paz e do Pedal Noturno marcaram presença no passeio e comentaram sobre a necessidade de atenção os ciclistas.

A responsabilidade por um trânsito mais cidadão deve ser dividida, na avaliação da coordenadora do Pedal Noturno, Kátia Luciene Ramos Rodrigues. Para ela, ciclistas, pedestres e motoristas devem saber quais são as suas atribuições e respeitar as dos outros. ;Todos têm de fazer a sua parte. Bicicleta não é brinquedo, é veículo. O pedestre também precisa se conscientizar dos locais em que ele pode circular com mais segurança ;, afirmou.



Mais do que ampliar a malha cicloviária no Distrito Federal é preciso garantir a manutenção da existente, segundo o vice-presidente da ONG Rodas da Paz, Phillip James. ;Prefiro apenas 60km de ciclovias bem-conservadas e sinalizadas a 600km de baixa qualidade;, disse. Ele cita as de Santa Maria e de São Sebastião como exemplos em que essa preocupação foi deixada de lado. ;Nelas, há trechos em que o calçamento está danificado, quebrado. Faltou manutenção, e elas acabaram abandonadas pelos ciclistas;, denuncia.

A matéria completa está disponível para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação