Cidades

Beleza da arquitetura dos templos religiosos atrai fiéis em Brasília

A arte no interior de igrejas e centros religiosos do DF é repleta de símbolos que aproximam os adeptos de cada crença

postado em 06/10/2013 06:00

Colunas, vitrais coloridos e imagens sagradas. Todas as formas que delineiam igrejas e templos religiosos têm razão forte para existir: elas contam visualmente a história das crenças, independentemente de quais sejam as origens e as trajetórias cursadas. Os elementos físicos ; os símbolos ; guardam, em cor e textura, a memória de cada povo ou grupo que se uniu sob determinados princípios. É dessa forma que a narrativa de fé se concretiza e, portanto, explicita o entendimento dos valores que a compõe. Para isso, lança-se mão, muitas vezes, da beleza dos ambientes para impressionar os seguidores, uma vez que aquilo que encanta os olhos pode também preencher corações e mentes.

Do ponto de vista teórico, trata-se de um fenômeno de formalização de culturas, conforme explica o professor do departamento de Filosofia da Universidade de Brasília (UnB) Agnaldo Cuócco Portugal. ;As religiões formam nosso modo de ver o mundo, então, elas claramente têm de ser simbólicas. Além disso, os símbolos são uma manifestação de algo superior ao ser humano e, portanto, dão significado para a vida;, define Portugal.

Quando beleza e arte se unem, o resultado são obras, como o teto da Capela Sistina, no Vaticano, ou a cúpula dourada da Mesquita de Omar, em Jerusalém. São exemplos de que, passados séculos e gerações, os ideais refletidos na arquitetura desses locais permanecem em ebulição.
Brasília não foge à regra e também tem locais em que a beleza é um componente religioso marcante. A reverência imagética permeia os altares do Templo Budista Terra Pura e da Igreja São Vicente de Paulo, as paredes do Centro Espírita Gentil Guerreiro e as vestimentas dos frequentadores da Igreja Bola de Neve. O Correio visitou alguns lugares para entender um pouco dos significados dos símbolos de cada uma dessas crenças.

Onde ficam
Paróquia São Vicente de Paulo
Local: QSE 11/13, Área Especial 1, Taguatinga Sul
Horários: missas de terça a sábado, às 19h. Domingo, às 8h, às 10h e às 19h

Templo Budista Terra Pura
Local: Entrequadra 315/316, Área Especial, Asa Sul
Horários: segundas, quartas e sextas-feiras, às 19h. Sábados e domingos, às 9h

Igreja Bola de Neve
Local: SIA, Trecho 2, Lote 470/480
Horários: cultos às terças, às quintas e aos sábados, às 20h. Domingo, às 19h

Centro Espírita
Gentil Guerreiro
Local: CL 410, Lote F, Área Cultural, Santa Maria Sul
Horários: sábado, às 14h

Paróquia Nossa Senhora da Esperança
Local: EQN 307/308, s/n, Asa Norte
Horários: missas às segundas, terças, quintas, sextas e sábados, às 19h. Quartas, às 7h; e domingo, às 7h30, às 9h30 e às 19h.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação