Cidades

DF já conta com 13 pontos de entrega para descarte de lixo eletrônico

Três empresas atuam no recolhimento de aparelhos como TVs, monitores, computadores e telefones

postado em 11/10/2013 06:01
Ponto para recolhimento de lixo eletrônico, na Asa Norte

O que fazer com aquele celular, computador, videocassete antigo, ícone de gerações passadas, mas que atualmente está inutilizado, servindo apenas para ocupar um espaço na casa? Com a rápida evolução dos eletrônicos, o que não falta dentro de casa são produtos ultrapassados que, se descartados de forma incorretamente, podem oferecer riscos ao meio ambiente.

Os lixos eletrônicos geram o que os especialistas chamam de resíduos tóxicos, volumosos e de difícil reciclagem. Isso porque a maioria desses equipamentos é fabricada com materiais como PVC, mercúrio, chumbo e cádmio, que, além de contaminarem o meio ambiente, podem causar graves danos à saúde humana e dos animais. Entre as doenças mais comuns estão os distúrbios no sistema nervoso, problemas nos rins, pulmões, cérebro e envenenamento.

No Distrito Federal ainda não há um projeto de coleta seletiva voltada para este tipo de material. O que existe é apenas a captação do lixo eletrônico, realizada por duas empresas particulares e uma outra não-governamental na região do Entorno que trabalham em parceria com o Serviço de Limpeza Urbana.


[SAIBAMAIS]A Zero Impacto é uma das empresas responsáveis pela captação desse material no DF. Ela recolhe mensalmente 2 toneladas de lixo eletrônico e conta com nove Pontos de Entrega Voluntária (PEV). Além disso, recebe gratuitamente aparelhos eletroeletrônicos que podem ter peças aproveitadas em reciclagem - com exceção de monitores e televisores de tubo, nesses casos é cobrado R$ 1 real pelo quilo do material.

Todo material coletado passa por uma triagem, responsável por separar os itens que ainda estão em condições de uso dos que já não funcionam mais. Aqueles que são recuperados têm como destino à inclusão digital por meio do Comitê da Democratização da Informática (CDI), com a garantia de tornar inacessível quaisquer dados remanescentes. A empresa oferece também a opção da destruição física de qualquer item capaz de armazenar informação.

Três empresas atuam no recolhimento de aparelhos como TVs, monitores, computadores e telefones

Pontos de entrega
O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) conta hoje com 13 núcleos funcionais chamados de Pontos de Entrega Voluntária (PEV) que recebem esse tipo de material. Na Rua da Informática, na quadra 207/208 da Asa Norte, também é possível deixar equipamentos eletrônicos para o correto descarte.

Os pontos aceitam eletroeletrônicos como telefones (fixos e celulares), TVs, aparelhos de som, batedeiras, torradeiras, entre outros. Produtos de linha branca, como geladeiras e fogões também devem ser levados diretamente aos PEVs do SLU.

Se tiver em boas condições, o lixo eletrônico é doado para cooperativas, caso contrário o ferro é aproveitado pelos catadores. Atualmente, Brasília conta com 32 cooperativas, com um total de 3 mil trabalhadores. A orientação do SLU é que cada pessoa separe itens como pilhas, celulares e baterias do lixo comum e leve até algum núcleo.

O decreto de setembro de 2011, que determina a Política Distrital de Resíduos Sólidos, também trata da reciclagem de materiais tecnológicos. No entanto, o diretor do SLU, Gastão Ramos, disse que falta a regulamentação de uma política reversa. "Temos de decidir onde entra novamente aquele material que foi usado e não serve mais. Como o comércio vai trabalhar com isso", explicou.

Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil é o país emergente que mais gera lixo por pessoa. Cada brasileiro produz meio quilo de resíduos por ano. Para o Banco Mundial, o lixo eletrônico pode gerar empregos e desenvolvimento sustentável no país.

Veja a lista dos Núcleos Regionais de Limpeza

Asa Sul
Avenida das Nações, S/N, às margens do Lago Paranoá, próximo à CAESB


Asa Norte
SGAIN QD 05, Lote 23


Gama
Avenida Contorno, Área Especial Lote 1/2 ; Setor Norte


Taguatinga
QNG 47, Área Especial n; 9 ; Taguatinga Norte


Sobradinho
Área Especial para Indústria n; 3, Lotes 4 a 6


Brazlândia
Área Especial n; 2, Lotes I,J,K,L ; Setor Norte


Ceilândia
QNN 29, Módulos G a K, Área Especial ; Ceilândia Norte


Samambaia
Área Especial S/N QS 302 ; Centro Urbano ; Samambaia Sul


Paranoá e Itapoã
Quadra 05, Área Especial ;D;,Lotes 1 e 2


São Sebastião
Quadra 305, Conjunto 14 ; Área Especial


Planaltina
Área Especial Norte, Lotes 11 e 12


Recanto das Emas
Avenida Vargem da Benção, Chácara n; 3


Santa Maria
QR 409 Bloco ;A; Área Especial 1; Santa Maria Sul

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação