Cidades

Novos equipamentos de radioterapia devem duplicar número de sessões

O Ministério da Saúde acredita que com os novos aparelhos, o número de sessões de radioterapia suba de 69,3 mil para 155,3 mil ao ano

postado em 01/11/2013 19:00
O Distrito Federal receberá dois novos equipamentos de radioterapia, um no Hospital Regional de Taguatinga e outro no Hospital Universitário de Brasília. Os aparelhos fazem parte do Programa de Fortalecimento do Combate ao Câncer de Mama e de Colo de Útero, lançado em 2011, para a ampliação da oferta de serviços de radioterapia no país.



Além do DF, 63 municípios das outras 22 unidades da Federação serão beneficiadas com a compra de 80 aceleradores lineares, usados no tratamento do câncer. O Ministério da Saúde acredita que com os novos aparelhos, o número de sessões de radioterapia suba de 69,3 mil para 155,3 mil ao ano.

De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o mesmo edital que prevê a distribuição dos equipamentos, exige que a empresa vencedora do pregão construa uma fábrica de aceleramento linear no Brasil para a transferência da tecnologia deste equipamento para pesquisadores brasileiros e geração de empregos. A vencedora foi a fabricante norte-americana de software e dispositivos médicos, Varian Medical Systems.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação