Cidades

Polícia investiga suposta fraude no descarte de lixo do Hospital de Base

A Agefis afirma que a multa só será retirada se for confirmado a existência de uma fraude

postado em 20/11/2013 12:35

Lixo hospitalar foi encontrado junto ao lixo comum

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal levantou a suspeita de fraude no descarte irregular de lixo do Hospital de Base do Distrito Federal. A unidade de saúde recebeu uma nova multa nesta quarta-feira (20/11) pela falha.

A Agência de Fiscalização (Agefis) aplicou a primeira sanção há seis dias, no valor de R$ 15 mil. Como o problema persistiu, os auditores duplicaram o valor, que passou para R$ 30 mil.

A denúncia de que havia lixo hospitalar em meio ao lixo comum foi feita por funcionários da empresa Sustentare, que faz a coleta do segundo tipo de resíduo, não contaminante.



Em meio aos dejetos, os funcionários encontraram seringas, agulhas e sangue. Os objetos estavam armazenados junto com os sacos pretos (referentes ao lixo comum) e misturados a copos plásticos.

[SAIBAMAIS]A Secretaria de Saúde afirma que está apurando o caso por meio de uma sindicância. Contudo, o problema deixou de ser apenas administrativo para ser policial. Agentes da 5; Delegacia de Polícia investigarão o caso e a suspeita de fraude. A pasta alega que servidores, concursados ou terceirizados, poderiam ter misturado os dejetos.

Além disso, a empresa que recolhe o lixo hospitalar também pode estar envolvida. A Agefis afirma que a multa só será retirada se for confirmado a existência de uma fraude. Para evitar contaminação de garis e catadores, todos os resíduos do HBB serão incinerados.

Assista à reportagem da TV Brasília

[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação