Cidades

Área Metropolitana de Brasília tem 63 mil crianças fora da escola

Índices de educação da primeira pesquisa da Codeplan com os 12 municípios são alarmantes

postado em 18/12/2013 21:14
Quase 63 mil crianças menores de 6 anos estão fora da escola na Área Metropolitana de Brasília. Apenas 8,4% da população têm nível superior, completo ou incompleto, a taxa de analfabetismo chega a 5,45% e 38,89% que não têm o ensino fundamental. Os dados são da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), que divulgou, nesta quarta-feira (18/12), a primeira Pesquisa Metropolitana por Amostra de Domicílio (PMAD), com o perfil socioeconômico da população dos 12 municípios da Área. O estudo compreende Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Cidade Ocidental, Cristalina, Cocalzinho de Goiás, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Padre Bernardo, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás.

Além da educação, dados relativos à área da saúde são preocupantes. Enquanto um terço da população busca os hospitais do Distrito Federal para tratamentos, menos de 0,3% utilizam os serviços ofertados em Goiânia, Anápolis e outros centros urbanos do estado vizinho. Quase toda a população do Novo Gama (92,58%) utiliza os serviços de saúde do DF. Moradores de Águas Lindas (58,75%) e Valparaíso de Goiás (23,09%) também recorrem aos serviços de saúde da capital do país.

Renda e população
A PMAD considerou apenas as áreas urbanas. Ao todo, esses locais têm 1.071.583 habitantes. Desses, 50,88% são mulheres, ou seja, para cada 100 mulheres, há 96,54 homens. Os três municípios mais populosos da região são: Águas Lindas (197.200 habitantes), Luziânia (177.501 habitantes) e Valparaíso (168.961 habitantes). Os três municípios, juntos, representam 50,73% da região metropolitana. A renda domiciliar média mensal dos municípios é de três salários mínimos, ou seja, um pouco mais de R$ 2 mil. A renda per capita média é de R$ 703 mensais.

A pesquisa avaliou os seguintes itens: caracterização da população urbana; migração; educação; saúde e benefício social; segurança; trabalho e rendimento; posse de bens e locais de compra; aspectos culturais, esportivos e turísticos; características dos domicílios; infraestrutura domiciliar; e características do responsável pelo domicílio.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação