Cidades

Verão começa hoje e estação pode bater média histórica de chuva no DF

Médicos alertam para doenças típicas do período e recomendam cuidados extras com alimentação e hidratação

postado em 21/12/2013 06:04
As amigas Maria Fernanda e Fernanda se dedicaram o ano todo aos exercícios para chegarem em forma no verão

O verão começa hoje, mas quem vive em Brasília sabe que, por aqui, a temporada do Sol é também sinônimo de muita chuva. Nos últimos dias de dezembro e em janeiro, o Distrito Federal terá predominantemente céu nublado e temperaturas com variação entre 17; C e 26;C, de acordo com previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Isso não significa, no entanto, sentenciar a criançada ávida por brincadeiras ao ar livre e banhos de piscina a ficar enfurnada dentro de casa. Em alguns dias, manhãs ensolaradas vão garantir a diversão. ;Esse período é marcado pela oscilação entre dias chuvosos e quentes. Mas as precipitações se sobressaem nesse período;, afirma o meteorologista Mozar de Araújo Salvador.

A primeira quinzena de 2014 não será diferente do clima registrado em dezembro deste ano e o volume de precipitações pode bater a média histórica de 230mm, ou seja, esse pode ser o fim de ano mais chuvoso desde 1983. A notícia de dias mais úmidos e quentes soa como um alarme para os médicos, pois é justamente esse ambiente que propicia aumento na ocorrência de doenças como micoses, intoxicação alimentar, conjuntivite e hepatite A (Leia quadro).

Não importa se as férias serão na praia, no clube ou no parque ; e até mesmo se a opção for ficar em casa ; , algumas moléstias são famosas por lotarem os pronto-socorros. Especialistas garantem, no entanto, que todas podem ser evitadas com cuidados básicos de higiene, tais como ingerir bastante água, usar roupas leves, evitar o uso prolongado de roupas de banho e utilizar sandálias em ambientes públicos, como banheiros e saunas.

É nessa época também que se multiplicam os malhadores de última hora, aqueles que decidem em entrar em forma e arriscam a saúde com dietas mirabolantes e sobrecarga de exercícios. ;Não vale a pena tentar esses métodos agora. Não vai surtir efeito. O uso de remédio emagrecedores não é aconselhável, pois essas fórmulas prejudicam o organismo e provocam efeito contrário quando suspensas. A pessoa que não é atleta e não costuma se exercitar deve tomar cuidado para não sofrer lesão;, aconselha o endocrinologista Fabiano Sandrini.

As amigas Maria Fernanda Pulcherio, 28 anos, e Fernanda Mendes, 33, cumpriram o dever de casa. Ao longo do ano, elas mantiveram a alimentação balanceada e uma rotina diária de exercícios. ;Malhamos praticamente todos os dias e intercalamos com corrida. Nessa reta final, intensificamos as atividades aeróbicas para secar ainda mais o corpo;, conta a advogada Maria Fernanda, adepta da malhação há mais de 10 anos.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação