Cidades

Época do Natal impulsiona doações e transforma o fim de ano de voluntários

Solidariedade é um sentimento comum a instituições ou pessoas que se unem para levar alegria àqueles que amargam dificuldades. Partilhar bens novos ou usados e ganhar um sorriso é a maior recompensa para todas elas

postado em 21/12/2013 07:30
Vera Lúcia, há 13 anos, com a ajuda de familiares e voluntários, promove o Natal para mil crianças: %u201CA energia delas é o melhor presente que existe%u201D

A solidariedade é contagiante. A vontade de fazer o bem se espalha entre as pessoas com a proximidade do Natal. Iniciativas de uma só pessoa ou de pequenos grupos aos poucos tornam-se grandes eventos. A alegria de doar amor, carinho, atenção ou objetos sem uso ao próximo se multiplica entre os familiares, amigos e colegas de trabalho. ;Independentemente da religião, as pessoas ficam mais sensíveis no fim do ano. Pensam mais no próximo. E a vontade de ajudar floresce;, disse Vera Lúcia Bezerra da Silva, 42 anos. Um dia, vestida de Papai Noel para crianças internadas no hospital onde trabalha em uma ONG de apoio a mulheres acometidas por câncer de mama, ela teve uma inspiração: fazer uma festa de Natal para crianças carentes da cidade onde morava. ;Ele me pediu um pulmão. Fiquei tocada. E no outro dia, ele morreu. Senti vontade de fazer alguma coisa. E surgiu a festa de Natal da turma do Marquinhos, que era o nome dele;, contou Vera. Ela recorreu a uma amiga e convenceu os três filhos a ajudarem. Treze anos depois, mais de 300 pessoas são voluntárias do evento, que oferece um dia de alegria a mil crianças no Guará 2.

;A festa é o meu Natal, o Natal de quem participa e, principalmente, o das crianças. A alegria e a energia delas são o melhor presente que existe. Fechamos a rua para fazer a festa. As crianças gostam tanto, que a minha casa já é conhecida como casa do Papai Noel. Eu passo o ano todo planejando a festa, começo a guardar dinheiro em 1; de janeiro;, contou Vera.

Tecnologia
Também foi assim com um grupo de jovens de Planaltina, que há sete anos mobiliza a comunidade local para ajudar crianças e adultos carentes da região na véspera de Natal. ;Começou em um grupo de e-mail de amigos da cidade. Era fim de ano, e alguém enviou um e-mail falando das necessidades das pessoas carentes. Resolvemos fazer alguma coisa. E começamos a recolher doações. No primeiro ano, nós mesmos compramos tudo, íamos de casa em casa pedindo. Ao poucos, todo mundo foi se envolvendo, família, vizinho;, contou o analista de sistemas Márcio Júnior, 25 anos.

A matéria completa está disponível para assinantes. Para assinar, clique .

Se você tem vontade de fazer doações ou participar de iniciativas solidárias, no Distrito Federal há dezenas de instituições abertas a voluntários. Mesmo à véspera do Natal, ainda há tempo de se envolver com grupos organizados que, durante todo o ano e em datas específica, traduzem solidariedade em atitude. O Correio elaborou uma lista de opções para quem quer terminar o ano fazendo uma boa ação. Alimentos, roupas, livros. Muita coisa esquecida nos cantos da casa, que não é mais usada ou até mesmo com defeito, pode tornar o Natal de crianças e adultos mais feliz. Muitas instituições recolhem os donativos em domicílio.

Entidades

Confira a lista de instituições que estão recebendo donativos

Festa de Natal da Turma do Marquinhos
Grupo de amigos do Guará II que há 13 anos organizam uma festa de Natal para mil crianças carentes da cidade.

O que doar?
Brinquedos, roupas e alimentos. Também existe a possibilidade de ser voluntário durante o evento.
Como doar?
Contato: 8421-7268

Campanha Natal Solidário de Planaltina
Grupo de amigos moradores de Planatina, que, há sete anos, mobiliza a comunidade para arrecadar doações para as comunidades carentes da região.

O que doar?
Alimentos, roupas e brinquedos.
Como doar?
Voluntários buscam as doações em casa. Contato: 8494-5725

Grêmio Espírita Atualpa Barbosa Lima
Instituição religiosa.

O que doar?
Alimentos, roupas e brinquedos.
Como doar?
Entregar no local das 7h30 às 21h. O Grêmio fica na SGAS 610, Conjunto D, Lote 11. Contato: 3443.2000

Centro de Democratização da Informática (CDI-DF)
Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que trabalha junto a 21 comunidades em situação de vulnerabilidade social no Distrito Federal e área de Entorno.

O que doar?
Computadores usados (funcionando ou não).
Como doar?
Os equipamentos são recebidos com agendamento prévio de dia e horário, das 9h às 17hs.
Contato: assistenteti@cdi-df.org.br


Rodas da Paz
ONG criada com o objetivo de reagir à violência e ao crescente número de acidentes e mortes no trânsito. No Natal, reformam bicicletas usadas e doam para comunidades carentes.

O que doar?
Bicicletas novas, usadas, com defeito ou quebradas.
Como doar?
Voluntários recolhem em casa.
Contato: doebicicleta@rodasdapaz.org.br

Rede Feminina de Combate ao Câncer
ONG de apoio a mulheres acometidas pelo câncer de mama no Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF). A festa de Natal já foi realizada, mas o grupo recebe doações o ano todo.

O que doar?
Fraldas geriátricas, perucas, prótese mamárias, roupas cama, itens de higiene pessoal, cestas básicas, vales transportes, exames laboratoriais, cadeiras de rodas, muletas, entre outros.
Como doar?
As doações podem ser entregues na sede da ONG, que fica no HBDF.
Contato: 3315-1221 ou 3364-5467


Abrace
Fundada em 1986, o trabalho da Abrace é para garantir tratamento e qualidade de vida para as crianças e adolescentes com o diagnóstico de câncer e doenças do sangue.

O que doar?
Roupas, calçados, brinquedos, alimentos, material de higiene e limpeza.
Como doar?
Voluntários recolhem em casa. Pode também ser entregue no Hospital do Câncer Infantil de Brasília.
Contato: 3212-6000

Voriques Optica
Loja de óculos, que, em parceria com o Rotary Clube de Brasília e com o Hospital da visão, conserta e doa óculos para crianças e idosos carentes. Também oferece consultas.

O que doar?
Armações de óculos novas e/ou usadas.
Como doar?
Podem ser entregues nas lojas Voriques de Brasília.
Contato: 3346-6100

100 Dimensão
Cooperativa de coleta seletiva e reciclagem. Restauram eletrodomésticos e doam para famílias carentes.

Que doar?
Eletrodomésticos usados e com pequenos defeitos, além de roupas, alimentos, brinquedos e outros objetos que não têm mais utilidade para o doador.
Como doar?
Voluntários recolhem em casa.
Contato: 8442-3275

Estação de Metarreciclagem de Samambaia
Projeto da Fundação Banco do Brasil com o objetivo de capacitar jovens de comunidades carentes e recondicionar equipamentos de informática, que serão doados para iniciativas de inclusão digital.

O que doar?
Qualquer material eletrônico (com ou sem defeito). Carregadores de celular, baterias, CDs, DVDs, televisores, pilhas, aparelhos de DVD, videocassete, cartuchos de impressora.
Como doar?
Confira os pontos de coleta no site www.doeseucomputador.org.br
Contato: 3559-1111

Aldeias Infantis SOS Brasil
Organização sem fins lucrativos, que, desde 1949, trabalha em defesa, na garantia e na promoção dos direitos de crianças, adolescentes e jovens. Oferece acolhimento institucional para crianças do DF e em mais 12 unidades da Federação.

O que doar?
Dinheiro, roupas, brinquedos e alimentos.
Como doar?
Interessados podem se tornar amigos das Aldeias Infantis, doando mensalmente, ou podem doar quantias pontuais através do site.
Contato: www.aldeiasinfantis.org.br

Parada Cultural
Projeto de biblioteca popular desenvolvido pelo Açougue Cultural T-Bone. O acervo é colocado à disposição da população nas paradas de ônibus de Brasília.

O que doar?
Livros novos e/ou usados.
Como doar?
As doações devem ser entregues no Açougue T-bone, localizado na comercial da 312 Norte, das 8h às 19h;
Contato: 3274 -1665

Fundação Hemocentro de Brasília
Fundação vinculada à Secretaria de Saúde do Distrito Federal

O que doar?
Sangue
Como doar?
A doação pode ser feita na Fundação Hemocentro de Brasília, localizada no Setor Médico Hospitalar Norte, Quadra 3, Conjunto A, Bloco 3, ou em coletas feitas em instituições parceiras do Hemocentro.
Contato: 160 ; Opção 2 ou (61)
3327-4424

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação