Cidades

Descoberto resquício de antiga vila de portugueses em Planaltina de Goiás

Erguida em Lagoa Formosa, igreja no alto da serra é o único resquício do que seria uma vila dos portugueses expulsos de Goa, na Índia. Moradores descobriram o templo e, com a ajuda do padre da região, se mobilizam para restaurar a história perdida no tempo

postado em 05/01/2014 08:00
Padre Ivo mostra a placa encontrada com o nome da santa padroeira, escrita na grafia portuguesa. O pároco se aliou à comunidade na missão de reconstruir a igrejinha

Abandonada no alto de um morro às margens da Lagoa Formosa, em Planaltina de Goiás, uma imponente igrejinha guarda laços que unem o Brasil à Índia. Há cerca de 50 anos, o local foi escolhido para receber os portugueses expulsos de Goa, cidade indiana colonizada pelos lusitanos. O projeto era minucioso. Para atenuar a saudade, a vila, planejada para abrigar 5 mil goenses, seria uma réplica em miniatura da cidade que fica do outro lado do oceano. No entanto, só a pequena capela saiu do papel. Os planos de fundar, no coração do Brasil, o povoado de Nova Goa foram abandonados pelos portugueses. Sozinha, a igreja continua de pé no meio do cerrado. Recentemente, o local foi redescoberto e ganhou a atenção dos fiéis e do pároco da região.

No alto da serra, o templo despertava a curiosidade dos moradores e era motivo de lendas. ;Falava-se que era de um indiano, de um fazendeiro que foi morto. Havia muitas histórias. Mas ninguém sabia o que realmente tinha acontecido;, conta a jornalista Marlene Galeazzi, que há cerca de 30 anos mora em uma chácara na margem oposta à igrejinha da lagoa.

Sem cuidados, o local tornou-se reduto de usuários de drogas e abrigo para moradores de rua. As marcas do vandalismo ainda estão nas paredes e até no teto da capela. Em algumas, há datas que vão de 1970 até 2008. Preocupados com a destruição da igrejinha, moradores tiraram os objetos do local e guardaram em casa.

Marlene foi a guardiã da placa que anunciava a santa padroeira do local: Santa Catharina (com a letra h, na grafia lusitana). ;Foi há cerca de 25 anos. O caseiro era encantado com a igrejinha e sempre ia lá de bicicleta. Um dia, voltou com a placa me pedindo para guardar. Tinha a encontrado no chão e temia que a destruíssem;, contou Marlene.

Curiosidade
A verdadeira história do local foi descoberta há cerca de cinco anos. Curiosos, alguns fiéis decidiram investigar e encontraram em uma gaveta da Paróquia de Formosa, cidade próxima a Planaltina de Goiás, recortes velhos de jornais que guardavam a origem do lugar. A capela é uma cópia perfeita da igreja de Santa Catarina de Alexandria, construída há 500 anos na Índia. ;Cada descoberta era uma emoção. Aos poucos, renovamos nossa fé e nossa vontade de reconstruir o local;, afirmou a aposentada Teresinha Canedo Ramos, 59 anos, uma das integrantes da comissão que organiza a reforma do local.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação