Cidades

Inmet prevê temperaturas elevadas, baixa umidade e pouca chuva

Nas horas mais quentes do dia, a temperatura pode chegar a 31 ºC e a umidade relativa do ar pode registrar 30%

postado em 06/01/2014 07:51
Sol forte toma conta da capital federal desde o início da manhã

Muito sol e probabilidade de chuva pequena. Essa é a previsão do tempo para esta segunda-feira (6/1). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o céu deve ficar claro a parcialmente nublado; durante a madrugada, a temperatura chegou a 18;C e nas horas mais quentes do dia os termômetros podem marcar 31;C.

A meteorologista Odete Chiesa explica que está prevista a ocorrência de 0,05 mm de chuva nesta segunda-feira. Contudo, a quantidade de água é bem pequena para amenizar o calor. Segundo Odete, se ocorrer precipitação, será uma chuva rápida e bem fraca.



A umidade relativa do ar deve variar entre 70% e 30%. De acordo com Odete, no fim de semana a umidade chegou a 29%. Ao longo desta semana, é possível que a umidade chegue a 25% nas horas mais quentes do dia.

Com o objetivo de amenizar os efeitos da seca e do calor, a Defesa Civil do DF orienta a população a aumentar a ingestão de líquidos, principalmente água; evitar banhos longos com água quente e o uso excessivo de sabonete, para não tirar a oleosidade natural da pele; usar roupas leves e colocar bacias e toalhas molhadas nos ambientes.


A Defesa Civil recomenda ainda que a população use guarda-chuva nos horários de sol forte, evite exercícios físicos ao ar livre no período entre as 10h e as 17h e pingue duas gotas de soro fisiológico em cada narina, pelo menos seis vezes por dia, para evitar ressecamento nasal e sangramento.


Com informações da Agência Brasil

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação