Cidades

Reeleição, Senado e Buriti estão nos planos de deputados distritais

Metade dos parlamentares - deputados de primeiro mandato - devem tentar garantir mais quatro anos na Câmara Legislativa

postado em 14/01/2014 06:01
Chico Leite sonha com uma vaga no Senado e Liliane Roriz espera o pai definir se sairá mesmo candidato
A menos de um ano para as eleições, a tendência é que os atuais deputados distritais se dividam entre candidaturas à reeleição e voos mais altos. Apenas três devem ficar fora da disputa. Ainda que nenhum deles fale abertamente ; até porque isso pode caracterizar crime eleitoral para quem tem mandato;, metade trabalha para candidatar-se novamente à Câmara Legislativa enquanto a outra metade tem a situação indefinida, mas alguns podem buscar vagas na Câmara dos Deputados, no Senado Federal e no Palácio do Buriti.

A tendência entre os deputados de primeiro mandato é tentar garantir mais quatro anos na Câmara. Nesse grupo, estão Celina Leão (PDT), Dr. Michel (PP), Professor Israel Batista (PV), Joe Valle (PDT), Robério Negreiros (PMDB), Washington Mesquita (PTB) e Wellington Luiz (PMDB). ;Ninguém tem como falar como candidato oficial ainda. Somos deputados e temos de desempenhar nosso papel na Câmara e perante a comunidade;, explica Cláudio Abrantes (PT), que também deve tentar assegurar a vaga na Casa.

Mas, no grupo dos novatos, estão aqueles que almejam um outro caminho em 2014. O atual vice-presidente da Casa, Agaciel Maia (PTC), por exemplo, tem percorrido as cidades do DF desde o ano passado e com bastante intensidade. Ainda que ele não confirme, sua meta é conseguir uma vaga na Câmara dos Deputados. Quem pensa mais alto ainda é Olair Francisco (PTdoB), que espera conseguir espaço para disputar o Senado Federal, o mesmo desejo de Chico Leite (PT). Liliane Roriz (PRTB) tem a intenção de sair a distrital, mas vai depender da definição de seu pai, o ex-governador Joaquim Roriz (PRTB). Assim, não é descartado que ela concorra ao Palácio do Buriti ou ao Senado.

Prazo
A data final para que os partidos políticos definam seus candidatos e coligações para as eleições deste ano é 30 de junho. De acordo com a legislação (artigo 8; da Lei n; 9.504, de 1997), as convenções têm de ocorrer entre 10 e 30 de junho. O prazo, conforme a Lei das Eleições, serve para todas as legendas como meio de garantir a isonomia entre elas.

O caminho de cada um

A tendência é que metade dos atuais deputados tente voos mais altos em 2014. Veja abaixo o quadro atual:

Tentarão a reeleição
; Aylton Gomes (PR)
; Celina Leão (PDT)
; Chico Vigilante (PT)
; Cláudio Abrantes (PT)
; Cristiano Araújo (PTB)
; Dr. Michel (PP)
; Israel Batista (PV)
; Joe Valle (PDT)
; Luzia de Paula (PEN)*
; Robério Negreiros (PMDB)
; Paulo Roriz (PP)
; Washington Mesquita (PTB)
; Wellington Luiz (PMDB)

Pré-candidatura a deputado federal
; Agaciel Maia (PTC)
; Alírio Neto (PEN)
; Patrício (PT)
; Rôney Nemer (PMDB)

Indefinidos
; Chico Leite (PT) ; Pode sair como candidato a distrital ou a senador
; Eliana Pedrosa (PDT) ; As possibilidade são: candidatura a distrital, federal, senador ou governador
; Liliane Roriz (PRTB) ; Pode tentar a reeleição, a candidatura ao Senado ou ao Buriti
; Olair Francisco (PTdoB) ; As possibilidade: candidato a deputado distrital, federal ou senador
; Wasny de Roure (PT) ; Possibilidade: pode tentar a reeleição ou uma vaga na Câmara dos Deputados

Ficam fora
; Arlete Sampaio (PT) ; Não será candidata
; Benedito Domingos (PP) ; Não vai tentar a reeleição
; Evandro Garla (PRB) ; Não tentará a reeleição

(*) Luzia de Paula atua como suplente na vaga de Alírio Neto, que é o atual secretário de Justiça e Direitos Humanos do DF

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação