Cidades

PM promete aumentar o efetivo perto de shoppings para o "rolezinho"

Para Marco Aurélio Mello, não há ilegalidade nos rolezinhos, desde que sejam feitos sem vandalismo

postado em 16/01/2014 07:54
A polêmica em torno das recentes decisões judiciais que proíbem o rolezinho divide opiniões de integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF). O encontro de centenas de jovens em shoppings centers ganhou repercussão nacional em dezembro. O ministro Marco Aurélio Mello classifica de ;retrocesso cultural; o veto à possibilidade de reuniões em centros de compras marcadas por grupos por meio das redes sociais. ;Não há proibição alguma, é o direito de ir e vir. Não há ilegalidade. A manifestação é algo democrático, é salutar;, disse Mello, antes de ponderar que há um limite para tais eventos.

Para Marco Aurélio Mello, não há ilegalidade nos rolezinhos, desde que sejam feitos sem vandalismo

[SAIBAMAIS];A reunião pacífica, ordeira e democrática deve ser permitida. O que é inadmissível é o vandalismo. Nesse caso, o Estado tem de atuar para reprimir, pois é claro que há infiltração, pessoas que pretendem se aproveitar de um movimento pacífico para terem uma vantagem. Cabe aos próprios (participantes do rolezinho) excluí-los e à polícia, coibir os abusos;, acrescentou Marco Aurélio, em entrevista ao Correio. O ministro preferiu não emitir opinião sobre as duas liminares concedidas pela Justiça paulista contrárias aos rolezinhos, por não conhecer o teor das decisões.



Monitoramento

Nas redes sociais, são anunciados rolezinhos no Shopping Iguatemi, em 25 de janeiro, e no ParkShopping, em 1; de fevereiro. ;O shopping ressalta que sempre respeitou a legislação, especialmente a liberdade de ir e vir de qualquer indivíduo, desde que sejam assegurados os direitos dos cidadãos como um todo;, diz nota divulgada pelo estabelecimento do Guará. Enquanto a inteligência da Polícia Civil, como o Correio revelou, já monitora a entrada do fenômeno em Brasília, a Polícia Militar promete reforçar o efetivo nas proximidades de shoppings nos dias dos eventos. Uma fonte da alta cúpula da PM confirmou ao Correio que a inteligência da corporação está coletando dados, informações e acompanhando a movimentação dos articuladores do movimento. ;O direito de um cidadão não pode ferir o direito de outro. Os manifestantes são cidadãos, mas os lojistas e pessoas que frequentam as áreas comerciais também são;, explica um coronel da PMDF.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação