Cidades

Moradores do Lago Norte reclamam de água suja que vem da torneira

Líquido alaranjado sai frequentemente das torneiras de casas do Setor de Mansões do Lago Norte, segundo moradores. Roupas brancas ficam manchadas e até uma máquina de lavar quebrou, em razão da terra acumulada no fundo

postado em 18/01/2014 07:22
Moradores do Setor de Mansões do Lago Norte convivem, diariamente, com a expectativa de acordar e se deparar com água suja saindo de torneiras e chuveiros. O líquido alaranjado impossibilita a lavagem de roupas e transforma ações simples, como tomar banho e escovar os dentes, em decisões difíceis. Segundo as pessoas atingidas, o problema acontece há três anos. Antes, ocorria esporadicamente, quando um reparo era necessário na rede elétrica. Desde junho de 2013, no entanto, tornou-se constante: a cada duas ou três semanas, a água contaminada volta.

Durante a tarde de ontem, a empresária Laísa Freire, 51 anos, recebeu em casa a visita de técnicos da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb). Depois de duas semanas com a água limpa, o líquido sujo voltou a aparecer nas torneiras. ;Eles vêm, dão várias descargas na rede, e é aí que fica tudo sujo mesmo, bem pior. Depois de alguns dias, fica limpo. Passam-se três semanas e volta a acontecer. É um círculo vicioso, todo mês se repete. Enquanto isso, tenho que pagar para limpar a caixa d;água de novo;, lamenta.

O banho, por exemplo, é uma questão sensível. Quando não tem coragem de enfrentar a água do chuveiro, Laísa vai até a casa da mãe, no Lago Sul, para a higiene diária. ;Em dias com a água mais limpa, eu tomo banho normalmente e guardo um pouco de água do filtro para lavar o cabelo. É como se estivesse tomando banho de cuia;, compara a empresária. O problema já causou prejuízo: a máquina de lavar da casa quebrou duas vezes por causa da quantidade de terra e areia acumuladas no fundo do eletrodoméstico.

[VIDEO1]

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação