Cidades

Distrito Federal tem o maior número de doações de órgãos no Brasil

Dados indicam que a média do Distrito Federal é maior que o dobro da média nacional

postado em 21/01/2014 17:55
De acordo com a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), o Distrito Federal (DF) tem o maior número de doações de órgãos no Brasil. O número de doações feitas no DF é de 33,1 órgãos por milhão de habitantes, enquanto a média nacional é 13,3.

No DF, foram doados 522 órgãos em 2013, dos quais 29 transplantes são de coração, 53 de fígado, 128 de rim e 306 de córnea. O Distrito Federal foi recordista em transplantes de coração e córnea no ano passado.



Os transplantes são feitos, principalmente, no Hospital de Base (HBDF), mas o Hospital Universitário de Brasília (HUB) e o Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF) são credenciados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e também podem fazer as operações.

Para ser um doador, é preciso avisar aos familiares, não é obrigatório constar a informação em documentos. Para realizar doações de sangue e medula óssea, basta que o doador procure o Hemocentro de Brasília.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação