Cidades

Teatro Nacional será fechado na próxima segunda-feira para reforma

Espaço ficará "aberto para obras" sendo possível visitar Teatro criado por Oscar Niemeyer

postado em 31/01/2014 18:52

Espaço ficará

O Teatro Nacional Claudio Santoro fechará as portas na próxima segunda-feira (3/1) por recomendação do Ministério Público e do Corpo de Bombeiros. O teatro será fechado para realização de obras de acessibilidade e de combate a incêndio.

As dependências do local não estarão abertas para o público externo, mas a Orquestra continuará ensaiando no palco da Sala Villa-Lobos.

O Teatro Nacional será fechado para atender a recomendação n; 57/2013 da Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). As obras permitirão que o Teatro consiga o habite-se e o alvará de funcionamento e corrija os problemas apontados pelo Corpo de Bombeiros. O espaço será fechado nesta segunda-feira (3/1) mas a previsão é que as obras só comecem em julho. No entanto, durante esse intervalo, o espaço criado por Oscar Niemeyer poderá ser visitado.

"Pretendemos trazer uma experiência muito difundida hoje na Europa que é o ;aberto para obras; em oposição ao ;fechado para obras;, afinal, o visitante não pode ser penalizado pelo fato do Estado estar investindo na recuperação do Patrimônio Cultural", explica o subsecretário do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural, José Delvinei.

Já as apresentações da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS) não deixarão de acontecer. Durante esse período, os músicos começarão farão uma temporada diferente e se apresentarão, a partir de 18 de fevereiro, no Teatro Pedro Calmon, no Setor Militar Urbano (SMU), e também no Cine Brasília.



Os músicos voltam a ensaiar no próximo dia 11 de fevereiro. O início da temporada, no dia 18 de fevereiro, no Teatro Pedro Calmon, será uma homenagem ao Johann Strauss, o pai da valsa. Em junho e julho, a 4; edição do tradicional Festival de Ópera será no Cine Brasília, que será adaptado para receber as apresentações. Além disso, a Orquestra planeja várias outras apresentações como um concerto ao ar livre nos dias 4 e 21 de abril, em apoio a campanhas sobre o autismo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação