Cidades

PMs fazem policiamento a pé em "operação legalidade", nova "tartaruga"

Os militares dizem que não fizeram o Curso Prático de Motorista de Viaturas de Emergência (CPME) exigido por lei

postado em 08/02/2014 12:46
Em Santa Maria, pátio cheio: militares alegam incapacidade de dirigir os veículos
As viaturas dos Batalhões da Polícia Militar do Guará e Santa Maria não saíram às ruas neste sábado (8/2). Apesar do declarado fim da operação tartaruga, os pátios dessas duas unidades estavam cheios, conforme constatou a reportagem do Correio. Enquanto na internet integrantes da corporação adotam a bandeira da chamada "operação legalidade", nas ruas de Santa Maria, apenas dois policiais foram vistos durante esta manhã: o policiamento foi feito a pé. Os militares alegam que estariam impossibilitados de conduzir esses veículos por não terem feito o Curso Prático de Motorista de Viaturas de Emergência (CPME) exigido pela lei 9503 de 29/09/1997, artigo 145, inciso IV.

[SAIBAMAIS]O Código de Trânsito Brasileiro determina que, apenas aqueles com o devido curso podem dirigir carros especiais como ambulâncias ou carros de segurança ostensiva. Policiais teriam, então, solicitado que os oficiais superiores se responsabilizassem, por escrito, sobre eventuais problemas decorrentes da atividade.

Após uma reunião entre oficiais nessa sexta-feira (7/2), PMs foram enviados em um micro-ônibus até a Cidade Estrutural para realizarem ronda a pé. O deputado distrital Patrício, que faz parte da bancada da segurança pública na Câmara Legislativa, disse que acompanha de perto a negociação. "Os PMs estão em uma situação de improviso, já que não foram capacitados. O policiamento a pé é comum, mas o desempenho do policial é muito menor", contou em entrevista publicada no Correio, na madrugada deste sábado.

Na manhã deste sábado, em evento na Asa Sul, o governador Agnelo Queiroz informou que já determinou que o comandante da corporação resolva o problema. Procurado pela reportagem, o comando-geral da Polícia Militar ainda não se manifestou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação