Cidades

Acampamento Sem-Terra chama atenção na Área Central de Brasília

Barracas montadas em área equivalente a mais de quatro campos de futebol são base de evento nacional que deve atrair 15 mil participantes, segundo organização

postado em 10/02/2014 15:47
O evento vai até sexta-feira (14/2)
As tendas e barracas chamam a atenção de quem sobe a via N1 do Eixo Monumental. O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra realiza o 6; Congresso Nacional, em Brasília, em acampamento com área equivalente a mais de quatro campos de futebol ao lado do ginásio. O evento pretende reunir 15 mil participantes brasileiros e 250 convidados internacionais e vai até sexta-feira (14/2), no Ginásio Nilson Nelson, ao lado do Estádio Mané Garrincha.

De acordo com a integrante da Direção Nacional do MST, Marina dos Santos, o principal objetivo do congresso é discutir e fazer um balanço da atual situação do movimento, traçar novas formas de luta pela terra, reforma agrária e transformações sociais. Ela também informa que será uma oportunidade de reafirmar um novo programa da reforma agrária para o país, já que o modelo atual está esgotado e não produz os efeitos desejados pelo movimento.

Pelo calendário, hoje e amanhã serão dias de debates. Na quarta, eles marcham em protesto pela Esplanada. Na quinta, será a vez de um evento com políticos de peso como Tarso Genro, Camilo Capiberibe e Rui Falcão.

A Mostra Nacional da Cultura e Produção Camponesa também ocorre ao lado do ginásio. Será um espaço de demonstração e comercialização dos alimentos produzidos pelos assentamentos de Reforma Agrária, além de apresentações culturais. Nesse mesmo espaço, serão montadas 12 pequenas agroindústrias de beneficiamento, entre elas de erva mate, cachaça, e farinha.

Com informações Agência Brasil

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação