Cidades

Planetário de Brasília interrompe visitas para manutenção preventiva

As visitas serão interrompidas neste fim de semana, após dois meses da reinauguração, e também durante o carnaval

postado em 20/02/2014 09:12
A reforma custou mais de R$ 13 milhões aos cofres públicos
Pouco mais de dois meses após a reinauguração do Planetário de Brasília, inaugurado no último 11 de dezembro, a atração terá as atividades suspensas por dois períodos dentro dos próximos 15 dias. Neste fim de semana (21 a 23/2), o local ficará fechado para "manutenção preventiva" e periódica. E de 2 a 5 março, não haverá visitações em função do feriado de carnaval.

A manutenção, periódica, segundo a assessoria de imprensa, ocorre nos finais de semana, justamente quando há pico de visitas, porque foi a data possível para a agenda dos técnicos alemães responsáveis pelo trabalho.

Após 16 anos com as portas fechadas, o Planetário de Brasília foi reinaugurado em dezembro e tem espaço reservado a exposições, oficinas, aulas, exibições de filmes e outros eventos voltados à astronomia na cidade. A reforma custou mais de R$ 13 milhões aos cofres públicos e traz um novo modelo de tecnologia de ponta como o projetor digital Power Dome, comparado aos melhores do mundo, acompanhado pela permanência do primeiro projetor analógico do local, o SpaceMaster, adquirido na década de 1970.

A manutenção será feita nos dois principais equipamentos de projeção do planetário, o SpaceMaster e o Power Dome VIII, que, segundo a Secretaria de Ciência e Tecnologia, são a espinha dorsal do local. O serviço será realizado por técnicos da empresa alemã Zeiss, fabricante das peças.

Segundo a administração do planetário, os aparelhos estão em funcionamento normalmente, desde a reinauguração, em 11 de dezembro de 2013 e a manutenção é apenas preventiva.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação