Cidades

Modelo de "loja dentro de loja" conquista comerciantes do Distrito Federal

É o caso de livrarias com cafeteria e de marcas com pontos exclusivos inseridos nos estabelecimentos. Conhecidas como store in store e corner, as práticas permitem compartilhar custos e público

Flávia Maia
postado em 23/02/2014 08:09

Otto Taquary é dono de um lava-jato dentro de um posto de gasolina: vantagens para os dois comércios

De olho em melhorar o desempenho e atrair consumidores, o varejo do Distrito Federal busca se antenar às tendências mundiais. O modelo de loja dentro de loja tem conquistado os comerciantes. É cada vez mais comum o cliente encontrar, em um único estabelecimento, espaços exclusivos reservados às marcas, como uma gôndola de farmácia que só vende produtos de determinada empresa de cosméticos. Tornou-se frequente também encontrar, em uma grande loja, outro comércio complementar. É o caso das livrarias com cafeteria e dos postos de combustíveis com serviços de conveniência e lava-jato.

Leia mais notícias em Cidades

O conceito de marcas e lojas dividindo o mesmo espaço é comum em países da Europa e nos Estados Unidos. São práticas conhecidas como store in store (loja na loja) e corner. A primeira modalidade refere-se a lojas diferentes no mesmo ambiente. No modelo corner, as marcas ganham espaço dentro de uma loja, mas não têm barreira física. As pesquisas de mercado apontam que as empresas que adotaram as parcerias tiveram incremento de até 30% no faturamento. A relação é como a de uma simbiose que ocorre na natureza entre espécies de animais. Uma loja abriga a outra e ambas tiram vantagens disso, seja aproveitando o público circulante, seja dividindo contas ou garantindo a presença da marca.

Um caso bem-sucedido de corner ocorreu com a brasileira Havaianas. Em 2002, para ingressar no mercado europeu, a empresa instalou um corner na galeria Lafayette, em Paris, na França. Com um espaço exclusivo, mas sem os custos de uma loja tradicional, a Havaianas conseguiu apresentar o produto ao público francês e, a partir daí, ampliar a atuação no exterior.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação