Cidades

Justiça nega habeas corpus para oito PMs presos na operação tartaruga

Segundo o advogado, a decisão do juiz é "ilegítima" e a defesa entrará com o pedido de revisão da decisão ainda hoje

postado em 24/02/2014 09:39
O pedido de habeas corpus para oito dos 12 policiais militares presos, suspeitos de incitar a operação tartaruga, foi negado pelo Justiça comum, na noite de domingo (23/2), de acordo com o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT). Entre os oito militares que entraram com o pedido, sete são praças (entre cabos e sargentos) e estão sob a defesa do Fórum dos Integrantes das Carreiras Típicas de Estado do DF (Finacate) e o outro, um capitão, está sob a defesa de um advogado particular.

De acordo com o TJDFT, o caso foi julgado na Justiça comum, pois o pedido foi feito em meio ao plantão do fim de semana. Mas a previsão é de que ainda nesta segunda-feira (24/2), o processo seja levado para auditoria militar. Entretanto, o presidente da Finacat e advogado dos praças, Elton Barbosa, informou que, independente da decisão da auditoria, a defesa vai pedir o habeas corpus em 2; instância, ainda hoje, além de entrar com um novo pedido de liberdade provisória, em 1; instância.

Segundo Elton, o juiz da 1; instância alegou que a decisão de negar o habeas corpus foi tomada como forma de "manutenção da ordem pública". Contudo, para o advogado, a decisão é "ilegítima", pois "contraria o entendimento pacificador das cortes superiores".


Confira os nomes do capitão e dos sete praças que tiveram o habeas corpus negado

Capitão:
Luiz Fernando Ramos Aguiar

Praças:

1 - Waldez Sanches da Costa

2 - Selmar José de Souza -

3 - Everaldo Alves pedroza

4 - Lafaiete Duarte Otoni

5 - Moreckson Alves de Castro

6 - Cleiton da Silva Bezerra

7 - André de Freitas Costa

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação