Cidades

Desfiles reunirão a elite do carnaval brasiliense na Passarela da Alegria

Segundo os organizadores, 20 mil pessoas são esperadas no local. Na noite de domingo, escolas do Grupo de Acesso fizeram a estreia

postado em 04/03/2014 09:54
As escolas do Grupo Especial do carnaval brasiliense prometem uma disputa acirrada para a noite de hoje, na Passarela da Alegria. ;Teremos várias novidades, vários intérpretes do carnaval carioca nas diferentes escolas. A entrada é franca, então, é melhor chegar cedo, para garantir um bom lugar;, avisa Adriano Gardini, diretor de Carnaval da União das Escolas de Samba do Distrito Federal (Uniesb). A expectativa dos organizadores é lotar todos os 20 mil lugares disponíveis na estrutura. Os desfiles começam às 20h, com a campeã do Grupo de Acesso em 2013, a Unidos da Vila Planalto/Lago Sul.

A escola fará uma homenagem ao sambista Aroldo Melodia, intérprete da escola carioca União da Ilha do Governador. O samba, intitulado Há Hai! Segura a Marimba! A vila traz Aroldo Melodia, será cantado por Ito Melodia, filho de Aroldo. A agremiação carioca é uma paixão antiga do presidente da Unidos da Vila Planalto, Edivaldo José dos Santos. ;Deu muito trabalho, mas a expectativa é boa, esperamos disputar de igual para igual com as veteranas;, comenta Edivaldo. O desfile levará para a avenida 780 integrantes, e quatro carros.

A Unidos do Riacho Fundo 1 animou a Passarela da Alegria no domingo à noite: em busca de um lugar no Grupo Especial

A Unidos do Cruzeiro (Aruc) mantém a tradição com um desfile de grandes proporções este ano. Ao todo, 1.200 componentes participarão do desfile, divididos em 25 alas e três carros alegóricos. Só a bateria da escola contará com 200 integrantes. O enredo, intitulado Minha jangada vai sair pro mar, fará uma homenagem ao centenário do compositor baiano Dorival Caymmi. A escola, considerada a mais tradicional de Brasília, foi fundada há 52 anos, durante os quais tornou-se campeã 31 vezes. A escola cruzeirense é a segunda a se apresentar na noite de hoje, com entrada prevista para as 21h.



Um baiano ilustre também servirá de mote para a Acadêmicos da Asa Norte. Asa Norte traz a Bahia, Tenda dos Milagres de Jorge Amado, é o nome do enredo deste ano. A escola aproveitará a deixa para levantar a bandeira contra o preconceito e reafirmar a importância das religiões afrobrasileiras. Campeã nos últimos dois carnavais, corre atrás do terceiro título consecutivo com um desfile formado por 950 componentes e três carros alegóricos. ;O desfile gira em torno do livro de Jorge Amado e da história do personagem Pedro Arcanjo, que defendeu a igualdade racial;, disse o presidente e carnavalesco Robson Farias.

A escola Bola Preta de Sobradinho comemora este ano 40 anos de existência com um desfile sobre a comunidade dos países de língua portuguesa. Com o samba Quilombo das Palavras ; o canto livre no reino dos lusófonos;, o grupo, com 1.110 componentes, colocará em destaque os países de Timor Leste, Guiné-Bissau e Angola. Já a Mocidade do Gama entrará na avenida com um tema inusitado. O enredo A Mocidade do Gama mostra a cara e tira as máscaras do Carnaval falará sobre a história das máscaras desde o antigo Egito até a atualidade, quando o artefato foi incorporado pelos super-heróis dos quadrinhos. ;Queremos fazer alusão à nossa realidade. Quando se tiram as máscaras, mostramos às pesoas o nosso verdadeiro aspecto;, filosofa Edilamar Melo de Oliveira, diretora da agremiação. Por fim, nascida em uma cidade de forte influência nordestina, a Água Imperial de Ceilândia trará os estados nordestinos para a Passarela da Alegria com o tema O Nordeste e o folclore estarão na Avenida. ;Vamos mostrar o folclore dessa parte do país. Tem tudo a ver, porque Ceilândia é a cidade do DF com a maior população nordestina;, comentou o representante da escola, Geomar Leite.

Segundo os organizadores, 20 mil pessoas são esperadas no local. Na noite de domingo, escolas do Grupo de Acesso fizeram a estreia

Domingo e segunda


As últimas cinco escolas de samba de Brasília que brigam para voltar à divisão especial desfilaram na Passarela da Alegria ontem à noite ; Capela Imperial, Aruremas, Unidos do Varjão, Dragões de Samambaia e Império do Dragão. A disputa começou domingo, com as passagens de Gigante da Colina, Candangos do Bandeirante, Acadêmicos de Santa Maria, Unidos da Vila Paranoá e Unidos do Riacho Fundo 1. a vencedora será revelado amanhã.

Programação de hoje

Gran Folia (próximo à Rodoviária do Plano Piloto)
Mamãe Taguá

; Hora: 18h

Galinho de Brasília
; Hora: 19h30

Asé Dudu
; Hora: 21h

Baratona
; Hora: 23h30

Bloco dos Raparigueiros
; Hora: 0h

Bandas locais
; Hora: 0h30

Desfile do Grupo Especial
; Hora: 20h
; Unidos da Vila Planalto / Lago Sul
; Aruc
; Acadêmicos da Asa Norte
; Bola Preta de Sobradinho
; Mocidade do Gama
; Águia Imperial da Ceilândia

Blocos tradicionais
Pacotão
; Hora: 11h
; Onde: CLN 302/303 via W3 Norte/Sul (na contramão, rumo à 504)

Baratinha
; Hora: 16h
; Onde: Parque da cidade (Estacionamento Ana Lídia)

Baratona
; Hora: 17h
; Onde: Eixão Sul 106/206 (rumo ao Gran Folia)

Bloco dos Raparigueiros
; Hora: 17h
; Onde: Eixão Sul 106/206 (rumo ao Gran Folia)

Outros

Carnaval do Sesc

; Hora: 9h às 16h
; Onde: Sesc Taguatinga Norte, Sesc Gama, Sesc Taguatinga Sul e Sesc Guará

Menino de Ceilândia
; Hora: 14h
; Onde: CNM 1( estacionamento do BRB/Fórum)

Bloco da Tesourinha (REPETIÇÃO)
; Hora: 16h
; Onde: 410 Norte

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação