Cidades

Campanha de vacinação contra HPV começa na segunda nas escolas do DF

A meta da Secretaria de Saúde é imunizar mais de 64 mil meninas de 9 a 13 anos que vivem na capital federal. A vacina possui três doses, a primeira será aplicada em março e as demais em maio e setembro, respectivamente

postado em 09/03/2014 17:25
Começa nesta segunda-feira (10/3) a campanha de vacinação contra HPV no Distrito Federal. A meta é imunizar meninas de 9 a 13 anos que vivem na capital. As vacinas serão efetuadas pela Secretaria de Saúde do DF, em parceria com o Ministério da Saúde, nas escolas públicas e particulares. Ao todo, 64.882 estudantes devem ter acesso a campanha.

A vacina possui três doses. A primeira será aplicada agora em março. Já a segunda está prevista para maio e a terceira para setembro. O calendário de vacinação irá seguir o cronograma escolar, segundo informações da SES-DF. As jovens que, por algum motivo, não conseguirem se imunizar nas instituições de ensino devem se encaminhar as Unidades de Saúde.



[SAIBAMAIS]O produto aplicado será o mesmo usado nas campanhas de 2013. A vacina previne contra quatro tipos de HPV: 6, 11, 16 e 18. No ano passado, cerca de 93,90% da meta de 62.854 jovens foi atingida na primeira dose; 94,15%, na segunda; e R$ 88,87%, na terceira.

A doença

O papiloma vírus (HPV) é capaz de infectar a pele e as mucosas com verrugas ou lesões na vagina, vulva, pênis, orofaringe e boca. Ele também é o principal responsável pelo câncer de colo de útero, que mata cerca de 90 mulheres por ano no Brasil.

A transmissão acontece pelo contato direto com o local infectado. A maioria dos casos é pela via sexual. Existem mais de 100 tipos de HPVs, sendo 40 deles que podem infectar pelos genitais.

Para evitar o surgimento de um câncer de colo de útero, é importante que as mulheres façam exames preventivos, como papanicolau ou citopatológico, que podem detectar as lesões precursos. Caso a doença seja identificada de forma rápida é possível tratar a doença em 100% dos casos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação