Cidades

Secretaria inaugura mais uma unidade de internação para adolescentes

O espaço vai atender às exigências do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo

postado em 20/03/2014 14:28
A Secretaria da Criança do Distrito Federal inaugurou nesta quinta-feira (20/3) a Unidade de Internação de Santa Maria para atender adolescentes que cumprem medidas em conflito com a lei. O espaço vai atender às exigências do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo. Segundo a norma, a separação dos adolescentes deve ser feita de acordo com a faixa etária, o sexo e o tipo de ato infracional.

Leia mais notícias em Cidades


Localizada no Núcleo Rural Alagados, a unidade de Santa Maria receberá 40 adolescentes meninas, numa ala especial. Elas transferidas trazidas da unidade de Internação do Recanto das Emas (Unire). Em um setor separado, serão abrigados 90 meninos.

Esses meninos serão removidos da Unidade de Internação do Plano Piloto, o antigo Centro de Atendimento Juvenil Especializado (Caje). Essa vai ser a última transferência de adolescentes do local, que será desativado.

[SAIBAMAIS];Dessa forma, passamos para um novo modelo. Não apenas arquitetônico, mas de ação socioeducativa, que investe no processo de ressocialização dos adolescentes. Acabamos virando uma página muito ruim da história do Distrito Federal. Vamos demolir o Caje, isso significa demolir uma história de abandono, por décadas;, ressalta a secretária da Criança do DF, Rejane Pitanga.

O espaço, com mais de 6 mil metros quadrados, tem dez módulos, área de saúde, espaços para oficinas profissionalizantes, escola, área para visitantes, teatro de arena, espaço ecumênico, refeitórios, ginásio, campo de futebol, lavanderia e horta.

Os últimos adolescentes do Caje serão transferidos para a Unidade de Santa Maria, na próxima semana. Em fevereiro, o governo do DF inaugurou a Unidade de Internação de São Sebastião e, ainda neste semestre, está prevista a entrega da unidade de internação de Brazlândia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação