Cidades

Puxadinhos sobre lajes de prédios da W3 preocupam especialistas

Construções sobre prédios estão cada vez mais comuns na W3 Sul. Especialistas dizem que o problema não é só estético, mas também estrutural. A Administração de Brasília e a Agefis empurram a responsabilidade da solução

postado em 25/03/2014 06:03
Em meio à desordem urbana, crescente no Distrito Federal, os puxadinhos apareceram invisíveis aos olhos da fiscalização e se perpetuaram, inclusive, acima das lajes dos blocos do que seria um dos principais centros comerciais do Plano Piloto: a W3 Sul. Multiplicaram-se ao longo dos anos, encobertos pela frustrada vocação da famosa avenida. As coberturas improvisadas são usadas como depósitos e residências. Nesse último caso, com direito à caixa d;água, ar-condicionado e até antenas de tevê por assinatura.



Na 503 Sul, a obra mostra o que professor da UnB chama de Especialistas ouvidos pelo Correio criticam a negligência e o desrespeito do Governo do Distrito Federal (GDF) perante o plano original da cidade, fatores responsáveis pela ;favelização; de áreas nobres da capital. Ontem, a reportagem percorreu quadras como a 503, a 506, a 508 e a 509 e identificou várias construções acima do limite permitido pela Norma de Gabarito de Brasília (NGB). Em tese, são permitidos dois ou três pavimentos além do térreo. Todas as estruturas fora do padrão são consideradas ilegais. ;A altura exata é dada pela cota de coroamento e varia conforme a inclinação da rua. Ela deve ser homogênea para os conjuntos de blocos. Tudo que estiver acima do alinhamento entre as marquises foge da proposta;, detalha a diretora de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília, da Secretaria de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano (Sedhab), Rejane Jung Viana.

O professor Frederico Flósculo, da faculdade de arquitetura e urbanismo da Universidade de Brasília (UnB), vai além. Ele analisou os flagrantes na W3 Sul e reforçou o caráter irregular das estruturas. Segundo ele, entre um terço e dois quintos dos imóveis das quadras 500 ferem a NGB no quesito de ocupação das coberturas ou telhados. Para ele, o resultado não poderia ser pior. Além da paisagem de péssima aparência, ele cita riscos à integridade estrutural das edificações. ;Implica em sobrecarga. Pode comprometer a área que recebeu o ;acréscimo; e as edificações vizinhas. O consumo de eletricidade aumenta, altera-se o equilíbrio do prédio e dificulta o combate em casos de incêndio;, exemplifica.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação