Cidades

Caminhões representam grande problema para as vias do DF

Somente três vias das 338 que cortam o DF têm restrições à circulação de grandes veículos. Para especialistas, há uma relação potencial entre os acidentes e o tráfego pesado. Ontem, caminhoneiros fizeram protesto

postado em 29/03/2014 08:00
Caminhão passa em alta velocidade: só a DF-003, a W3 e a avenida principal da Estrutural estão proibidas para o tráfego de veículos pesados

Das 338 vias públicas do DF, apenas três delas possuem restrições à circulação dos peso-pesados (veja infográfico). Avenidas importantes para a cidade, como o Eixão, a EPTG e a Epia, estão liberadas para eles. Especialistas ouvidos pelo Correio apontam para outros fatores determinantes para a ocorrência de mortes nas vias, mas veem uma relação significativa nas estatísticas de acidentes com o número de pistas que cruzam as cidades do DF.

[SAIBAMAIS]Três órgãos administram as vias do Distrito Federal. Nos perímetros urbanos, dentro das cidades, a competência pela gestão do tráfego é do Departamento de Trânsito (Detran-DF). Nas rodovias distritais, as conhecidas DFs ; que geralmente ligam regiões administrativas diferentes ;, a gestão é feita pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF). E, nas rodovias federais, as BRs, a competência recai sobre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).


Na DF-003, desde o balão do Colorado até o balão do Torto, ao longo de 5km, o tráfego de caminhões é proibido em dias úteis das 16h às 20h. A restrição se justifica pelo alto número de acidentes que ocorrem na região no horário da volta para casa. Com o bloqueio, caminhoneiros têm a alternativa de chegar ao Plano Piloto pelo Paranoá, num percurso 25km maior (leia matéria sobre manifestação abaixo).

Já em toda a extensão da W3 e na avenida central da Cidade Estrutural, há restrição total à circulação de veículos de grande porte em quaisquer horários e dias. Especialista em segurança viária, Victor Pavarino lembra que o transporte feito a pé ; vítima em potencial no trânsito ; é o mais representativo entre todas as possibilidades de locomoção.

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