Cidades

Passageiro é preso em flagrante ao expor genitália em ônibus no DF

Vítima pediu socorro a outros passageiros, que detiveram o autor. Em seguida, o motorista encaminhou o infrator à Polícia

postado em 11/04/2014 16:13

Uma mulher foi socorrida por passageiros de um ônibus na noite de quinta-feira (10/04) após ser vítima de importunação ofensiva ao pudor. Ronilson Lierte Teixeira de Melo, de 48 anos, fazia gestos obscenos contra a mulher e mostrava o órgão genital.

A condução seguia do Riacho Fundo para o Núcleo Bandeirante. Ronilson estava sentado no último banco, perto da mulher, que estava em pé. Ao perceber o ato, ela pediu socorro aos outros passageiros, que detiveram o autor. O motorista encaminhou o infrator para a 11; Delegacia de Polícia, onde ele foi autuado por importunação ofensiva ao pudor, e liberado após assinar termo de compromisso para comparecer em juízo. De acordo com o delegado-chefe 11; DP, Victor Dan, Ronilson foi liberado por não ter ocorrido o contato físico. O infrator cumprirá pena alternativa, como realização de serviços comunitários.


[SAIBAMAIS]O delegado alerta para a importância da denúncia em casos como este. Para Victor, a mulher pode "se defender de várias formas, como cotoveladas, alfinetadas, xingamentos. Porém, a melhor defesa é a denúncia, que leva a punição ao agressor".

Segundo o delegado, homens que praticam este abuso sexual têm a certeza da impunidade e por isso repetem o comportamento diariamente fazendo novas vítimas. De acordo com o sistema da Polícia, este é o décimo caso de assédio sexual dentro de coletivos no DF, nos anos de 2013 e 2014.

Proibido "encoxar"

A Secretaria da Mulher do Distrito Federal lançou, no final de março, uma campanha de conscientização e de prevenção dos abusos sexuais contra mulheres no transporte público local. A campanha ;assédio sexual no ônibus é crime; tem como objetivo é evitar o ato de ;encoxar; as passageiras, que tem se tornado frequente no país.

A Secretaria da Mulher do DF sugere às mulheres vítimas de abuso que denunciem os agressores pelo número 190. A outra opção é avisar a motoristas e cobradores, que serão treinados para agir nesses casos. Se houver violência, o ato pode ser caracterizado como estupro e o acusado pode cumprir pena de até 10 anos de prisão.

Veja a reportagem da TV Brasília

[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação