Cidades

Com 10 estações fechadas para embarque, greve do metrô causa tumulto

Apenas sete dos 24 trens circularam durante o horário de pico

Rodolfo Costa
postado em 15/04/2014 08:12
Na Estação Águas Claras, passageiros se espremem para entrar em vagão
Estações cheias, trens lotados e passageiros com dificuldades de embarcar marcam a manhã desta terça-feira (15/4), segundo dia após a retomada da greve dos metroviários. Apenas sete dos 24 trens circularam durante o horário de pico - de 6h às 8h45 e de 16h45 às 20h15. Fora dos horários de maior movimento, apenas quatro trens operam na cidade. Dez estações estão fechadas para embarque.

Laura Tostes:
Hoje o Correio acompanhou a greve na estação Águas Claras, onde os passageiros esperam de 10 a 14 minutos para embarcar. Os trens já chegam lotados e algumas pessoas precisam fazer força e empurrar para conseguir entrar nos vagões.

A auxiliar administrativa Laura Tostef, de 25 anos, vai todos os dias de metrô para o trabalho, no Setor de Diversões Sul. Segundo ela, há dificuldades para embarcar, inclusive no vagão exclusivo para mulheres. "Na paralisação não tem por onde fugir, seja em vagões normais ou exclusivos, os passageiros não escapam. Apesar de tudo, eu ainda levo menos tempo usando metrô", explica.

A greve dos metroviários começou há 12 dias, em 2 de abril. Desde então, houve um aumento considerável da procura por ônibus. O Transporte Urbano do Distrito Federal (DF Trans) teve que remanejar coletivos para as regiões atendidas pelo Metrô-DF. De acordo com o governo, a frota nesta região aumentou em 30%.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação