Cidades

"Lua de Sangue" pôde ser vista durante eclipse na última madrugada

Essa Lua de Sangue, ou Lua vermelha como também é chamada, abre a temporada de quatro eclipses totais, um acontecimento que não é registrado há mais de um século

postado em 15/04/2014 08:18

Por volta das 2h da manhã, começaram a chegar as primeiras pessoas ao gramado em frente ao Cruzeiro do Eixo Monumental. Por causa da localização e da pouca iluminação, o ponto escolhido era perfeito para acompanhar todas as fases do eclipse lunar. Ao final do fenômeno, cerca de 30 pessoas estavam reunidas observando a lua avermelhada. Às 3h, era possível ver a penumbra que iria tomar conta da lua cheia. Veja o Flipagram produzido por nosso fotógrafo Daniel Ferreira:

[VIDEO1]



Acontecem dois eclipses lunares por ano, mas o último, como o desta madrugada, foi em 2011. O fenômeno visto pelos brasiliense será o primeiro de uma sequência de quatro. A série só se repetirá sete vezes neste século. "Há três anos não acontecia um eclipse total. Aqui de Brasília vamos poder ver, por isso é especial", contava Augusto Ornellas, 33 anos, servidor público, antes do fenômeno.

Para os admiradores dos corpos celestes, a experiência é única e justifica as horas fora da cama. "Não vemos como uma noite perdida. Algo assim é único, tem que aproveitar", dizia Augusto. Mesmo quem não tinha telescópio pôde observar a olho nu. Alguns astrônomos amadores compartilharam o visor do instrumento que requer muito cuidado para manusear. Além de observar a lua, trocaram experiências e relatos de outros dias de observação. Por causa dos raios solares que desviam na Terra, a lua fica com o tom avermelhado e por isso é chamada de "Lua de Sangue".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação