Cidades

Consumidor poderá quitar dívidas e limpar o nome pela web, sem sair de casa

Iniciativa da Serasa Experian termina amanhã; fique atento e não perca o prazo

postado em 16/04/2014 06:04
Às 23h59 de amanhã, termina o Feirão Limpa Nome Online da Serasa Experian. Para recuperar o poder de crédito, o consumidor poderá, com alguns cliques, negociar e quitar as pendências financeiras sem sair de casa, por meio do site www.serasaconsumidor.com.br/feirao-limpa-nome-online. No Distrito Federal, a estimativa é de que 206,5 mil pessoas estejam com o nome sujo. No ano passado, 882 mil brasilienses estavam com o nome inscrito no cadastro da Serasa.


Nesta edição do feirão, o DF aparece na nona posição (3,01%) entre as unidades da Federação que mais acessaram ao serviço oferecido pela Serasa para a recuperação de crédito. São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais somam 54,5% do total de visitantes (cerca de 1,5 milhão) interessados em limpar o nome. Aproximadamente 410 mil, em todo o país, se cadastraram no portal para renegociação de dívidas.

A Serasa recomenda que o consumidor se prepare para a negociação com os credores. Assim, o primeiro passo é fazer as contas das despesas mensais, a fim de saber o quanto sobra de dinheiro e qual o valor que poderá ser comprometido com a nova dívida. Identificada a quantia disponível, o consumidor deve negociar com o credor condições de pagamentos que se enquadrem na capacidade de pagamento. De nada adianta um bom acordo se a pessoa não conseguir honrar o compromisso assumido.

O superintendente de Informações sobre Consumidor da Serasa, Wander Nagata, reconhece que as adequações que as empresas precisam fazer demandam tempo e trabalho, mas considera ótimo o número de adesões e busca aumentá-lo a cada edição. Segundo ele, o consumidor que não tiver a dívida vinculada ao feirão, pelo fato de a empresa não ter aderido à iniciativa, deverá recorrer à maneira convencional, ou seja, comparecer a uma unidade da Serasa ou buscar acordo direto com o credor.

A matéria completa está disponível para assinantes. Para assinar, cliqueAssista à reportagem da TV Brasília

[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação