Cidades

Após protesto, integrantes do MST liberam vias da BR-020 e BR-070

Ação teve como objetivo pressionar por agilidade na Reforma Agrária

postado em 17/04/2014 08:16

Os manifestantes atearam fogo em pneus para bloquear as faixas da pista
Em protesto, integrantes do Movimento Sem Terra (MST) fecharam os dois sentidos da BR-020 e da BR-070. A ação teve início por volta de 6h50 desta quinta-feira (17/4). As vias foram liberadas por volta das 8h.


Em nota no site do MST, a dirigente do MST no Distrito Federal disse que a ação teve como objetivo pressionar por agilidade na Reforma Agrária no DF, que está paralisada. Além disso, o ato foi também um manifesto contra a criminalização dos movimentos sociais. Segundo o site, o protesto contou com 500 manifestantes.



De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os manifestantes fecharam as faixas da pista entre o KM-14 e o KM-15, próximo ao balão que dá acesso a Brazlândia. Os integrantes queimaram pneus e galhos de árvore para fechar a pista. Pelo menos 50 pessoas participaram do protesto, segundo a PRF.

Já na BR-020, a manifestação ocorreu na altura do KM-33, após entrada de Planaltina. Todas as faixas foram bloqueadas, mas já foram liberadas.

Ainda segundo o site, a ação faz parte da Jornada de Lutas de Abril, em memória ao Massacre de Eldorado dos Carajás, quando 21 Sem Terra morreram em ação da Polícia Militar. O crime ficou internacionalmente conhecido e hoje, o 17 de abril é o Dia Internacional de Luta Camponesa, organizado pela Via Campesina.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação