Cidades

Com show sertanejo, Festa de São Jorge deve atrair 30 mil pessoas

Conhecido como protetor dos desvalidos, São Jorge é homenageado hoje. Em Taguatinga, paróquia católica ortodoxa promove procissão e missa.

postado em 23/04/2014 06:01
Hoje é dia de São Jorge, o santo guerreiro cuja figura popular é representada por um soldado romano montado em um cavalo branco que duela com um dragão. Venerado não só entre católicos ; romanos e ortodoxos ; como por seguidores de religiões de matriz africana, é considerado um dos santos mais populares entre os religiosos. No Rio de Janeiro, há um feriado dedicado a ele. No Distrito Federal, é o protetor de muitos moradores, como o gerente Fernando Alves Costa, 33 anos, que faz aniversário hoje. ;Quando nasci, minha mãe me entregou a ele e me identifico com sua história, pelas dificuldades que passei. Nesse dia, sempre compareço às missas;, diz Fernando, que carrega no peito uma correntinha e nos dedos um anel com a imagem do guerreiro.

Evento tradicional: padre Ribamar (D) comanda procissão em homenagem a São Jorge e a Santo Expedito
Na paróquia ortodoxa que leva o nome de São Jorge e Santo Expedito, em Taguatinga, há uma programação reservada para hoje, que inclui procissão e apresentações musicais. A caminhada dos religiosos começa às 17h e percorre o centro de Ceilândia. Retorna pelo mesmo caminho até um palco montado ao lado da igreja, na QNM 34, onde acontece uma missa comandada pelo padre José Ribamar Dias e o show da dupla sertaneja César Menotti & Fabiano. Desde domingo, é promovida a Festa dos Padroeiros, dedicada aos dois santos, mas hoje a homenagem será exclusiva a São Jorge (leia programação abaixo).

;Ele é o santo de maior devoção no Brasil, dedicado à causa dos desvalidos. Transmite força e rompe as barreiras do cristianismo. Por isso, a importância dessa celebração;, argumenta o organizador do evento e vigário da Paróquia de São Jorge e Santo Expedito, padre Caio César Fernandes de Queiroz. Segundo ele, a igreja dedica as 12 sextas-feiras anteriores à festa para homenagens ao santo, ocasião em que são pedidas bênçãos. ;Depois de uma semana de oração, começam os festejos. Estimamos que, até o fim das celebrações, vamos reunir cerca de 100 mil pessoas;, ressalta. Somente hoje, são esperados 30 mil católicos.

Artistas
Cantores como Zeca Pagodinho e Jorge Ben Jor são devotos declarados e já fizeram músicas em homenagem ao santo guerreiro. Em Brasília, há um clube de motociclistas batizado de Cavaleiros de São Jorge. Segundo o presidente, o publicitário Marco Antônio Portinho, 44 anos, são 12 integrantes em Brasília, dois em Cuiabá e quatro no Rio de Janeiro. ;Todos somos devotos de São Jorge, mas, entre nós, há pessoas de várias religiões, inclusive evangélicos;, destaca. ;Nós nos identificamos com São Jorge, pois ele aparece em defesa dos oprimidos, dos seus pares;, afirma Portinho. O Cavaleiros de São Jorge existe há seis anos. O grupo exibe nos coletes um brasão que estampa a figura de São Jorge.

Festa dos Padroeiros 2014
Conhecido como protetor dos desvalidos, São Jorge é homenageado hoje. Em Taguatinga, paróquia católica ortodoxa promove procissão e missa.Local: Paróquia de São Jorge e Santo Expedito
Endereço: QNM 34, Área Especial 5/6, Avenida Hélio
Prates, em Taguatinga
Entrada Gratuita
Durante todo o dia, haverá adoração e confissão
17h ; Procissão de São Jorge (na Avenida Hélio Prates)
19h ; Missa campal, ao lado da paróquia
21h ; Show com Dani e Danilo
22h ; César Menotti & Fabiano

Ex-combatente romano
Santo do sincretismo, São Jorge foi capitão do Exército romano e nasceu na Capadócia, região onde hoje fica a Turquia. Protetor dos militares, ele se insurgiu contra o imperador Diocleciano, que planejava matar todos os cristãos. Umbandistas o chamam de Ogum. O santo é padroeiro da Inglaterra, de Portugal e da Catalunha, região espanhola. No Brasil, é também protetor da cidade do Rio de Janeiro, onde é feriado hoje. Sua imagem foi incluída nas procissões de Corpus Christi a partir de 1387, por ordem de Dom João I. O religioso morreu em 23 de abril, em 303, na Palestina. Os seus símbolos ; o dragão, a espada e a capa ; já serviram de inspiração para diversos estilistas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação