Cidades

Hospital Universitário explica demissão de 599 funcionários temporários

O Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universitária de Brasília (Sintfub) pede que os funcionários recebam os direitos trabalhistas pelos anos de serviço

postado em 23/04/2014 16:26
Após ameaças de paralisação de alguns trabalhadores do Hospital Universitário de Brasília (HUB), o hospital resolveu se precipitar e esclarecer nesta quarta-feira (23/4) o motivo da demissão de 599 funcionários contratados pelo Sistema de Cadastramento Unificado de Prestação de Serviço (Sicap).
Servidores técnicos e administrativos do hospital, que estão em greve desde março deste ano, foram até o local onde houve a coletiva para protestar contra a demissão dos colegas.

Cerca de 80 pessoas bloquearam a via L2 Norte, em frente ao HUB por aproximadamente uma hora

Segundo o hospital, em 2011, o Tribunal de Contas da União (TCU), a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Ministério Público do Trabalho (MPT) pediram a demissão imediata destes funcionários. O contrato inicial previa a contratação temporária, com duração máxima de seis meses, no entanto, alguns deles ocupam o cargo há mais de 20 anos. Esses médicos e auxiliares administrativos atuam sem qualquer vínculo trabalhista ou pagamento de benefícios.



[SAIBAMAIS]No ano passado, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) - responsável pela administração do HUB e outros 22 hospitais universitários do país -, criou um concurso para a troca de funcionários. Até setembro, os funcionários preconizados terão que desocupar os cargos para a posse dos concursados.

Em resposta, o Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universitária de Brasília (Sintfub) informou que espera que esses funcionários ao menos recebam os direitos trabalhistas pelos anos de serviço.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação