Cidades

Após 13 dias de internação, morre idoso ferido em desabamento de tenda

A Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal evitou comentar se o acidente com a tenda tem relação direta com a morte

postado em 23/04/2014 20:23
Desabamento da tenda da Carreta Oftalmológica deixou 10 feridos
Um idoso internado após ser atingido pelo desabamento da tenda da Carreta Oftalmológica no último 10 de abril, em Ceilândia, morreu nesta manhã de quarta-feira (23/4), no Hospital de Santa Maria. A Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal evitou comentar se o acidente com a tenda tem relação direta com a morte do idoso, o único ferido que ainda estava internado, após a queda da tenda. Para a família de Antônio Barbosa, contudo, não há dúvidas.

A filha dele, Taísia Damasceno Barbosa, 38 anos, contou que, ao chegar ao Hospital Regional da Ceilândia (HRC), o pai passou por um exame de raio-x da perna e da bacia. Apenas dois dias depois do acidente, um médico pediu uma tomografia generalizada do paciente. "Ele reclamava muito de dores no peito, mas até então não sabíamos o que tinha ocorrido. Quando transferiram meu pai para Santa Maria, uma nova médica pediu mais exames e constatou que ele tinha inúmeras lesões no pulmão e nos rins por causa da forte pancada", contou a filha.

Em nota, a SES-DF aponta parada cardíaca como causa da morte. O texto afirma que o paciente já deu entrada no hospital "respirando com ajuda de aparelhos e, durante a internação, seu quadro evoluiu para infecção pulmonar e em seguida infecção generalizada".



[SAIBAMAIS]Entenda o caso
No último 10 de abril, duas grandes tendas montadas sem a anuência da Defesa Civil para abrigar os pacientes da Carreta Oftalmológica, da Secretaria de Saúde, vieram abaixo após as fortes rajadas de vento e chuva registradas durante 10 minutos em Ceilândia.

As vítimas tiveram de ser socorridas pelo Corpo de Bombeiros e pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). As vítimas sofreram fraturas, escoriações leves e estresse emocional. Oito seguiram para o Hospital de Ceilândia, enquanto duas foram atendidas pela Unidade de Pronto Atendimento da região.

Após o acidente, a Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde (Prosus) solicitou à Secretaria de Saúde do DF informações sobre o funcionamento das Carretas da Saúde espalhadas pela cidade.

Confira a nota da Secretaria na íntegra
"A Secretaria de Saúde do DF (SES/DF) informa que o paciente A.B. deu entrada no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) no dia 10/04 já respirando com ajuda de aparelhos e, durante a internação, seu quadro evoluiu para infecção pulmonar e em seguida infecção generalizada. O paciente teve insuficiência renal, precisando de diálise diária, e utilizava medicação para aumento de sua pressão sanguínea. Nesta madrugada ele teve uma parada cardíaca, que foi revertida após 11 minutos. Durante a manhã de hoje, teve outra parada e após mais de 50 minutos de tentativa de reanimação, foi atestado o óbito."

Assista à reportagem da TV Brasília

[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação