Cidades

Após série de assaltos, lojistas do Shopping Popular querem posto da PM

Grupo armado rendeu funcionários e vigilante e fugiu com cerca de R$ 50 mil de uma agência do BRB

postado em 25/04/2014 06:00
As imagens do circuito interno da agência mostram a movimentação dos bandidos mascarados e das vítimas durante a ação
O assalto à agência do Banco de Brasília (BRB) do Shopping Popular expôs a falta de segurança no centro comercial localizado ao lado da antiga Rodoferroviária. A ação de quatro homens armados aconteceu ontem pela manhã, quando o grupo rendeu funcionários e vigilante e fugiu com cerca de R$ 50 mil. A presidente da Associação dos Lojistas, Empreendedores e Usuários do Shopping Popular de Brasília (Aleoshop), Edilene Fernandes, disse que são frequentes roubos e furtos. E pediu a instalação de um posto comunitário da Polícia Militar no shopping. ;Estamos abandonados. Não existe nenhuma câmera aqui, pois a associação não tem dinheiro para isso. Falta segurança;, lamentou.

As únicas imagens gravadas do ataque são do circuito interno da unidade do BRB. Elas mostram os criminosos mascarados e de óculos escuros, além da abordagem contra dois gerentes, o tesoureiro, um vigilante e uma copeira. O assalto durou cerca de 20 minutos, segundo informações da Polícia Militar. O dinheiro recolhido estava no cofre e em quatro terminais de autoatendimento. Os suspeitos ainda levaram a arma do segurança, dois armamentos guardados no local e um colete à prova de balas. Ninguém ficou ferido.

As vítimas contaram à polícia que os assaltantes aparentavam saber todos os procedimentos da agência, inclusive o horário de chegada dos funcionários. O roubo, segundo os relatos das testemunhas, teve início por volta das 8h30. Enquanto dois ladrões fingiam usar os caixas rápidos na parte interna do BRB, dois esperavam do lado de fora a chegada do grupo de empregados. Nesse momento, eles abordaram o vigia e anunciaram o assalto.

Fuga
Quatro funcionários ficaram trancados em uma sala do banco. Um dos gerentes permaneceu com os assaltantes na área comum da agência para que garantisse a abertura do cofre e dos terminais. Depois de recolher o dinheiro, os assaltantes fugiram em duplas. Dois escaparam em direção à Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia), e os outros sumiram em meio ao shopping. O caso é investigado pela Delegacia de Repressão a Roubos e Furtos (DRF). Nenhum suspeito havia sido preso até o fechamento desta edição.

Em nota, o BRB confirmou o ataque à unidade do Shopping Popular: ;No ponto de atendimento, assaltantes invadiram a agência no momento em que o gerente entrava, acompanhado do vigilante. Não houve reféns, no entanto, os assaltantes levaram a quantia em dinheiro disponível no cofre da agência e nos terminais de auto-atendimento. A polícia foi acionada imediatamente e está periciando o local. Em função disso, a agência permanecerá fechada hoje;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação