Cidades

"Cãominhada" no parque reúne donos e cães em protesto contra projeto de lei

Os participantes estão com cartazes e faixas em que criticam a proibição da circulação de cães em áreas comuns de parques e reivindicam a criação do chamado Parcão

postado em 26/04/2014 11:46

Os participantes estão com cartazes e faixas em que criticam a proibição da circulação de cães em áreas comuns de parques e reivindicam a criação do chamado Parcão

Em protesto contra a aprovação do projeto de lei que proíbe a circulação de cães em áreas comuns de parques, donos e cães participam, nesta manhã de sábado (26/4), da chamada "cãominhada" no Parque da Cidade. Desde às 10h, as famílias e os animais, de todas as raças e tamanhos, se reúnem fazendo um passeio que começou perto da área do Kart e, agora, segue próximo ao Quiosque do Atleta.

Os participantes estão com cartazes e faixas em que criticam o projeto de lei de modo geral e, também, alguns pontos específicos, como a questão do uso de focinheiras nos cachorros independente da raça e do tamanho. O ato também reivindica a criação do Parcão, um espaço exclusivo para os cães poderem interagir com outros animais sem o uso da coleira.

A funcionária pública Cleo Santos, 46 anos, mora no Park Way e tem 23 cachorros. Para a caminhada, ela trouxe quatro dos companheiros. Ela disse que sempre toma cuidado ao sair com os bichos e que também evita passar com os animais próximo à pessoas que demonstram não gostar. "Essa lei é uma falta de respeito com os animais e com o meu direito de sair com os meus cachorros e usufruir do espaço como qualquer cidadão. Eu também tenho direito ao espaço como cidadã", defende.



A advogada Camila Santos Loretti, 24 anos, concorda. Moradora de Taguatinga, a jovem compareceu ao protesto com o cãozinho de quatro meses. Ela disse que é contra a lei e que nunca teve problemas com o cachorro, que interage bem com os outros animais e também com as pessoas. "Sou contra a restrição, o passeio, que faço todas as manhã com o meu cão, faz bem para ele", afirma. Camila também é favor da criação do chamado Parcão.
Os participantes estão com cartazes e faixas em que criticam a proibição da circulação de cães em áreas comuns de parques e reivindicam a criação do chamado Parcão
Em contrapartida, o professor e eletrotécnico José Neto, 36 anos, disse entender o motivo da radicalização da lei. De acordo com ele, o governo do Distrito Federal precisou criar um projeto que causasse impacto por conta da desobediência das primeiras legislações como sobre o uso de fochinheira e recolhimento de dejetos. "Acho necessário porque as pessoas não cumpriam as leis anteriores. Eu entendo o lado dos donos de reivindicarem e também do governo. Sou a favor do projeto de lei", explica.

Outro evento
No domingo (27), a partir das 9h, está marcada a primeira Cãominhada solidária. O evento terá concentração na altura da 212/112 Sul do Eixão. O objetivo é divulgar a questão da adoção de animais. Para participar é preciso se inscrever mandando nome completo e nome e raça do cão para o e-mail inscricaocaominhada@gmail.com. É preciso levar 1kg de ração para gatos ou cães.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação