Cidades

Quilombolas protestam no Palácio do Planalto, por demarcação de terras

A Proposta de Emenda à Constituição 215 prevê a demarcação de terras indígenas e de quilombolas

postado em 28/05/2014 11:46


Cerca de 100 quilombolas protestaram em frente ao Palácio do Planalto, na manhã desta quarta-feira (28/5). Eles pediram, ao som de batuques, por agilidade na demarcação de terras. A manifestação ocorreu no momento em que a presidente Dilma Rousseff anunciava novas regras paa o comércio de diesel no Palácio do Planalto.
De acordo com a Central de Atendimento e Despacho, o grupo reivindica a não aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215, que prevê a demarcação de terras indígenas e de quilombolas. Segundo o articulador geral do Movimento Quilombola do Maranhão, Gil Quilombola, as comunidades de nove estados estão reunidas em Brasília para pedir o título das terras que ocupam. "Estamos sendo expulsos e a Justiça não age para nos dar o que é nosso", reclama Gil. Ele alega que o período médio para a liberação dos documentos varia muito e em alguns casos, como em Bacuri, no Maranhão, já leva mais de 19 anos. "Queremos chamar a atenção das pessoas para a nossa causa", diz.

Esplanada: protesto provoca lentidão no trânsito

Os manifestantes fecharam a pista que dá acesso ao Palácio do Planalto, no sentido Sul-Norte da Esplanada dos Ministérios. O trânsito ficou bastante complicado para quem passava pela região. O grupo se dispersou no início da tarde e o trânsito já flui normalmente.

Assista à reportagem da TV Brasília

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação