Cidades

Fotógrafo usa drone para capturar diferentes ângulos de Brasília

Em tempo de Mundial, as fotos darão aos turistas uma dimensão diferente dos monumentos

Ailim Cabral
postado em 12/06/2014 06:11

Rafael  Duarte mostra o drone que utilizou para as fotos aéreas (e)

Brasília, em seus 54 anos, se tornou o símbolo da política nacional. Não poderia ser diferente. A cidade foi criada para abrigar a sede do governo federal, o Poder Legislativo e o Poder Judiciário. Mas a insatisfação dos brasileiros com a corrupção se reflete na cidade e faz com que muitos tenham uma imagem negativa da capital do país. A chegada da Copa do Mundo ajuda a desmistificar essa visão e faz com que os turistas, atraídos pelo campeonato, tenham um olhar mais atento e carinhoso para o legado de Juscelino Kubistchek.



O fotógrafo carioca Rafael Duarte, 31 anos, oferece um ângulo ainda mais inovador da cidade. Imagens inéditas mostram uma Brasília que ;mistura a arquitetura e o céu, as construções e a natureza;. Com um drone, Rafael conta que fotografou a cidade do alto, e, diferentemente do helicóptero, o pequeno dispositivo pode se aproximar mais dos monumentos, trazendo uma visão nova. ;O meu objetivo com esse trabalho é gerar curiosidade, despertar as pessoas para esse olhar diferenciado. Quero que pensem o que pensei, que estão vendo a cidade de uma forma nunca vista antes;, afirma.

Rafael acredita que a tarefa de desassociar a cidade da política é impossível e não tem a pretensão de alcançar tal feito com seu trabalho. No entanto, o fotógrafo afirma a importância de mostrar aos turistas, estrangeiros e brasileiros o que mais Brasília tem a oferecer. ;Ela é poética, completamente plana e cheia de criações de mestres, como Niemeyer. Nas minhas imagens, procuro enaltecer a beleza monumental de Brasília, mostrar o casamento de arquitetura com o famoso céu;, completa.

A matéria completa está disponível para assinantes. Para assinar, clique

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação