Cidades

Caesb denuncia sabotagem em reservatório e 40 mil pessoas ficam sem água

Segundo a empresa, registro foi reaberto e situação será normalizada na madrugada de sexta para sábado

postado em 13/06/2014 20:41
A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) denunciou, nesta sexta-feira (13/6), uma suposta sabotagem no sistema de distribuição de água no reservatório de Mestre D;Armas, em Planaltina. Segundo a empresa, cerca de 40 mil moradores estão sem água porque o sistema de abastecimento teria sido desligado propositalmente.

Em um comunicado à imprensa, a Caesb alegou descobrir a sabotagem após reclamações de moradores da região. O registro já foi reaberto e a água retorna para as casas gradativamente. Segundo a Caesb, a situação deve ser normalizada por volta da meia-noite.

Uma greve de funcionários que dura 25 dias deixa a situação ainda mais delicada. O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos do Distrito Federal (Sindágua/DF) pede reajuste salarial de 18%. Até agora, a Caesb e o Sindágua não chegaram a um acordo.



A Caesb comunicou ao Correio que a companhia não pode acusar os sindicalistas da sabotagem, mas, no comunicado, a empresa acusou os sindicalistas de terem desligado sistemas de água anteriormente.

"Essa não é a primeira vez que ocorre ação deliberada para deixar a população sem água. No dia 05 de junho, o Sindágua retirou operadores de três elevatórias de água, desligando o bombeamento e deixando quase 90% da população do Distrito Federal sem receber o produto", disse a empresa no comunicado.

A Caesb registrou boletim de ocorrência na 16; Delegacia de Planaltina para que os fatos sejam apurados e os responsáveis identificados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação