Cidades

Ministério Público pede afastamento do superintendente do Arquivo Público

Promotores entregaram nesta tarde recomendação à Casa Civil; a suspeita é de discriminação e assédios moral e sexual

postado em 09/07/2014 16:27

Promotores do Núcleo de Gênero Pró-Mulher e da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e Social (Prodep) e representantes da Procuradoria Regional do Trabalho entregaram esta tarde (9/7) recomendações à Casa Civil para o afastamento cautelar do superintendente do Arquivo Público do Distrito Federal, Gustavo Chauvet, por suspeitas de discriminação e assédios moral e sexual. Doze pessoas já foram ouvidas pelo Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) e acusam Chauvet de praticar os abusos no ambiente de trabalho.

Doze pessoas ouvidas pelo MPDFT acusam Gustavo Chauvet de praticar os abusos no ambiente de trabalho
Além de pedir afastamento de Chauvet da função, os promotores recomendaram que a Casa Civil, responsável pelo Arquivo Público do DF, abra um processo administrativo para apurar as denúncias e ainda que o Governo do Distrito Federal (GDF) faça uma campanha de combate à assédios sexual e moral entre os servidores. Duas cópias do processo envolvendo o nome do superintendente foram encaminhadas ao juizado especial criminal de Brasília, para que ele responda por duas denúncias de assédio sexual.

De acordo com o promotor Thiago Pierobom, do Núcleo de Gênero Pró-Mulher, um grupo de 12 funcionários procurou o MP para apresentar as denúncias. ;Elas procuraram espontaneamente o MP e narraram as situações. O pedido de afastamento cautelar é para que tudo seja esclarecido;, explicou o promotor.



Chauvet garantiu que desconhece qualquer denúncia contra ele e disse ao Correio ter sido pego de surpresa com o pedido de afastamento da função. "O próprio tempo vai desmascarar tudo isso. São denúncias inconsistentes. E se tem servidores insatisfeitos é porque estamos fazendo uma revolução no Arquivo Público."

O prazo para que a Casa Civil tome as providências recomendadas é de 20 dias. Em caso de descumprimento, o MPDFT tomará as medidas judiciais cabíveis.

A
Casa Civil informou que recebeu as recomendações no fim da tarde e que vai analisar os documentos. Informou ainda que vai apurar o caso e analisar a necessidade de afastamento de Chauvet.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação