Cidades

Brasília ganha primeira estação de 'GPS russo' fora do gigante euroasiático

O Glonass, como é conhecido o sistema global de navegação por satélite da Rússia, faz monitoramento terrestre por meio de 24 satélites espalhados pela órbita

postado em 14/07/2014 21:19
O Glonass, como é conhecido o sistema global de navegação por satélite da Rússia,  faz monitoramento terrestre por meio de 24 satélites espalhados pela órbita
Um acordo internacional de cooperação entre a Rússia e o Brasil deu novo passo nesta segunda-feira (14/07). A Universidade de Brasília (UnB) inaugurou a estação óptica a laser Sazhen-TM-BIS. A tecnologia russa foi fornecida pela Roscosmos, agência espacial da Rússia, e é a primeira integrante do sistema Global Navigation Satellite System (Glonass) fora do gigante euroasiático. O Glonass funciona tal qual a tecnologia de GPS, fazendo monitoramento terrestre por meio de 24 satélites espalhados pela órbita do planeta.

Este é o segundo laboratório russo instalado no câmpus da UnB. De acordo com o professor do Departamento de Engenharia Elétrica da UnB Geovany Borges, um dos coordenadores do projeto, o equipamento calibra os satélites, o que aumenta a precisão dos dados. ;Os dados serão processados no Brasil e então enviados à Rússia. Isso nos dá a possibilidade de abrir pesquisas novas em campos como astronomia, corpos celestes e também a exploração do espaço;, afirmou.

O Glonass, como é conhecido o sistema global de navegação por satélite da Rússia,  faz monitoramento terrestre por meio de 24 satélites espalhados pela órbitaO presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB) esteve no lançamento. Ele explicou que a instalação beneficia tanto a Rússia, que passa a receber dados captados fora de seu território, aumentando a precisão de sua tecnologia de mapeamento terrestre, quanto o Brasil. ;É fundamental para o desenvolvimento de pesquisas e a melhoria no ensino no país. O estudo espacial é multidisciplinar, beneficia diversas áreas. É um grande instrumento para as universidades brasileiras;, avaliou.

No mesmo dia da abertura, a presidente do Brasil, Dilma Rousseff (PT), e o chefe de Estado russo, Vladimir Putin, assinaram outro acordo de cooperação que prevê a instalação do mesmo equipamento na Universidade Federal de Santa Maria e no Instituto Federal de Pernambuco, sediado no Recife.

O vice-presidente da Roscosmos, Sergei Saveliev, reiterou que a participação de cidades brasileiras é fundamental para o avanço da tecnologia russa. ;A estação fará com que recebamos de forma rápida dados de geolocalização. Assim, a utilização das informações será mais eficaz;, observou. Já o reitor da UnB, Ivan Camargo, elogiou a colaboração entre os países. ;Esse é um passo importante para firmar mais parcerias na área de ciência e tecnologia;, disse.

Além de servir aos russos, os dados de medição da estação são utilizados %u200Bpelo Serviço Internacional de Medições a Laser (do inglês, International Laser Ranging Service) para estabelecer e dar suporte ao Sistema de Referência Terrestre Internacional.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação