Cidades

Filha de Joaquim Roriz faz exames para doar rim ao pai com doença crônica

O ex-governador deve receber um rim de Jaqueline por meio de procedimento cirúrgico em São Paulo. Exames realizados no DF confirmaram a compatibilidade entre os parentes

postado em 23/07/2014 09:40

A deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF) passou a terça-feira (23/7) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para se submeter a exames de compatibilidade com o pai, Joaquim Roriz (PRTB). A intenção é confirmar os resultados de avaliações realizadas em Brasília que permitem a doação de um rim da filha para ser transplantado no ex-governador do Distrito Federal, doente renal crônico. Caso haja um prognóstico positivo, Roriz deverá embarcar para a capital paulista para passar pelo procedimento.

Laudo do Hospital do Coração, em Brasília, apontou que Jaqueline poderia fazer a doação do rim ao pai. Mas a mãe da parlamentar, Weslian Roriz, pediu que, se a ideia fosse mesmo levada adiante, o procedimento cirúrgico fosse realizado em São Paulo. Segundo explicações de especialistas, o ser humano é capaz de viver saudável com apenas um rim. Por isso, a cirurgia apresenta poucos riscos para Jaqueline. Ela deverá passar duas semanas em recuperação, antes de retornar à campanha à reeleição para o mandato de deputada federal.

No caso de Roriz, no entanto, será necessária uma avaliação mais detalhada, uma vez que ele é diabético, sofreu uma cirurgia cardíaca para implantação de duas pontes de safena e ainda apresenta a insuficiência renal. Ele está na fila para o transplante há mais de um ano. Nos últimos meses, Roriz tem permanecido em casa, reservado, à espera de sua vez.

A possibilidade de transplante vem sendo discutida pela família há algum tempo, mas Roriz não concordava em receber a doação de uma das filhas. ;Ele nunca quis. Sempre se colocou contrário. Mas, desta vez, conversei com os médicos e realizei os exames. Constatada a compatibilidade, conversei com o meu pai e o tranquilizei. Posso viver normalmente com apenas um rim e ceder um a ele. Estou decidida quanto a isso;, explicou a parlamentar ao Correio, por telefone, de São Paulo.

A matéria completa está disponível, para assinantes. Para assinar, .

Assista à reportagem da TV Brasília

[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação