Cidades

PAZ nas placas de carros: campanha pede respeito à vida e às leis

Iniciativa é do Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF)

Luiz Calcagno
postado em 24/07/2014 06:07

O caminhoneiro Antônio Pereira aderiu à campanha:

O caminhoneiro Antônio Pereira, 35 anos, tem uma rotina estressante. São 11 horas por dia ao volante de um caminhão, fazendo entrega em diferentes cidades do Distrito Federal. Além de cumprir horários e respeitar as normas de trânsito, enfrenta diariamente engarrafamentos, imprudência e nervosismo de outros condutores. Consciente da responsabilidade, o motorista profissional se engajou em uma campanha pelo respeito à vida, às leis e por mais paciência. Agora, as letras da placa do veículo que dirige formam a palavra paz. Diversos outros motoristas aderiram ao movimento e emplacaram o veículo com a combinação.


A iniciativa é do Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF). De acordo com o diretor do órgão, Rômulo Augusto de Castro Félix, possibilitar que brasilienses usem as letras é dar a oportunidade de pessoas se engajarem em uma nova campanha pela paz no trânsito. A meta é fazer com que brasilienses gravem a palavra e, ao mesmo tempo, aumentar a fiscalização e começar uma ação educativa. Um total de 10 mil veículos poderão usar a combinação. Até agora, 8.957 condutores carregam o dizer na placa do carro.

A medida vem após o registro de alta no número de mortes em acidentes na região. A quantidade de vítimas aumentou 11,4% no primeiro quadrimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2013. Os acidentes fatais também cresceram. Segundo estatísticas do Detran, subiram 6,2%. Antônio Pereira acredita que a iniciativa pode funcionar. ;Acho boa ideia. Estamos indicando para os outros motoristas que precisamos de paz. A gente lida com muita gente impaciente todos os dias. Agora, estará na nossa placa que queremos respeito às leis, à vida e que não dirigimos para brigar;, afirma.

A matéria completa está disponível para assinantes. Para assinar, clique

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação