Cidades

Professores de jiu-jítsu criam associação para treinar crianças carentes

Para participar das aulas gratuitas, além de fazer bonito no tatame, meninos e meninas precisam manter bom desempenho na escola

Ailim Cabral
postado em 26/07/2014 06:09

A garotada tem aulas duas vezes por semana e não perde a oportunidade de treinar com os mestres: inspiração

As noites de terças e quintas-feiras no Centro Comunitário do Gama Leste são diferentes. Nesses dias, o espaço ganha ares de academia. É lá que a Associação de Lutas Futuros Campeões, criada há dois anos pelo professor e advogados Bruno Souza Freitas, 38 anos, e pelo mestre de jiu-jítsu Eufrásio Santiago Nunes de Oliveira, 35, alimenta sonhos de muitas crianças.

Quando chegam ao local, meninos e meninas se apressam para cumprimentar os mestres e correm para o tatame para receber o treinamento. Há pouco mais de um ano, quando trocou as sapatatilhas de balé pelo quimono, Maira Carolina Aragão, 11 anos, se esforça para não faltar às aulas. ;Comecei a fazer jiu-jítsu para aprender a me defender. Eu me sinto muito mais segura e me sinto acolhida aqui;, contou ao Correio, enquanto ajudava o irmão, um dos instrutores, a preparar a sala. Maira já é faixa cinza, a segunda na hierarquia da luta, e diz que pretende lutar até atingir a última graduação, ;Vou fazer isso pelo resto da minha vida. Corro menos perigo se alguém tentar fazer alguma coisa comigo;, acredita.

O centro de lutas fica em uma das regiões mais perigosas da cidade, e a segurança é uma preocupação constante das famílias que vivem no local. Gabriel Alves Pereira, 12 anos, conta que, antes de começar a lutar, era encrenqueiro e se envolvia facilmente em conflitos. ;Brigava muito na rua, tudo virava confusão. Hoje, estou mais tranquilo e, aos poucos, estou melhorando na escola;, afirma. A mãe do jovem, que quer ser lutador quando crescer, Tatiane Alves, 29, também vê avanços. ;Ele aprendeu a ser mais companheiro, mais amigo. Recebe bons conselhos aqui e está mais calmo em casa;, afirma a secretária.

Participe
Para mais informações sobre o projeto acesse http://alfc.com.br/ ou ligue para 8648-1846.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação