Cidades

Moradores se queixam sobre a qualidade da água disponível na Fercal

Os moradores da Comunidade Boca do Lobo usam o produto de poços artesianos e reclamam da coloração, do sabor e do odor. Caesb deve resolver o problema

Isa Stacciarini
postado em 26/07/2014 09:51

Patrícia Rêgo, com o filho, Henrique, de 1 ano, e o sobrinho, Elias:

A cidade mais nova do Distrito Federal, emancipada em fevereiro de 2012, apresenta deficiência no abastecimento de água. Com aproximadamente 32 mil habitantes, parte da Fercal recebe o produto de poços artesianos. A qualidade, porém, é contestada em virtude da coloração e do sabor. A substância, denominada de salobra, não é utilizada para matar a sede e cozinhar alimentos. Muitos preferem não se arriscar e buscam, em galões, recursos de Sobradinho 2, a 13km da região. A água tem gosto forte em razão da presença de calcário no solo, além de cheiro acentuado e aparência esbranquiçada.

No início de junho, os moradores ajuizaram uma ação no Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) contra o abastecimento improvisado. O caso segue sob a responsabilidade da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor (Prodecon). Uma reunião entre representantes da Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) e a comunidade está marcada para terça-feira. A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa) confirmou que a região não é abastecida por redes de abastecimento legais.



O regulador de Serviços Públicos da Adasa, Igor Medeiros, garante, no entanto, que não há riscos. ;A água ofertada tem características do que chamamos de água dura e é disponibilizada por poços tubulados, profundos. A presença de calcário contribui para essa realidade. Não há perigo para a população, mas o gosto é diferenciado;, afirma. A Caesb confirmou a informação.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação