Cidades

Homem é preso com 1,3 mil mídias piratas na Feira dos Importados

Operação da Seops apreende 6,7 mil CDs e DVDs falsificados na Asa Sul, na Estrutural e no SIA. Ambulante detido tem passagem na polícia por homicídio

postado em 30/07/2014 18:16
Material recolhido era comercializado em banca improvisada
Em operação realizada na Asa Sul, na Estrutural e no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), a Secretaria da Ordem Pública e Social (Seops) apreendeu hoje 6.724 CDs e DVDs falsificados. Um ambulante foi preso na área externa da Feira dos Importados. Ele vendia, em uma banca improvisada, 1.318 mídias falsificadas

Depois que os agentes encaminharam o suspeito à delegacia, constataram que ele tinha ficha criminal com três passagens, uma delas por homicídio. Detido pela primeira vez por venda de produtos falsificados, o homem responderá por violação de direitos autorais e pode pegar de 2 a 4 anos de prisão, além do pagamento de multa.

"A pirataria sempre está associada a outros crimes. As pessoas precisam se conscientizar quanto aos prejuízos que produtos dessa linha causam à saúde do consumidor e à economia do país", afirma o subsecretário de Operações da Seops, Luciano Teixeira.

Somente no primeiro semestre de 2014, a Seops prendeu 42 pessoas envolvidas na venda, na distribuição e na fabricação de material falsificado. Entre mídias, óculos, relógios e roupas, cerca de 560 mil itens foram apreendidos.

Os produtos recolhidos na operação de hoje, que faz parte de um cronograma do Comitê de Combate à Pirataria, coordenado pela Seops e pelas secretarias de Segurança Pública, de Governo e de Fazenda, serão triturados em uma cooperativa de reciclagem. No entanto, o material do ambulante que foi preso permanecerá na delegacia para compor a investigação.

Denúncias sobre vendas de produtos piratas podem ser realizadas pelos telefones 162 (Ouvidoria do GDF), 190 (Polícia Militar) ou 197 (Polícia Civil), e registradas no site www.seops.df.gov.br/ouvidoria.

(Colaborou Ailim Cabral)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação