Cidades

Passeio ciclístico reúne milhares de pessoas na área central de Brasília

Evento organizado pela ONG Rodas da Paz cobra investimento do Estado em meios de transportes sustentáveis

Adriana Bernardes
postado em 10/08/2014 09:08
Participantes do Rodas da Paz percorrem a ponta JK, um dos principais cartão-postal da cidade
Com o tema bicileta gera gentileza, milhares de ciclistas pedalaram pelas ruas de Brasília na manhã deste domingo (10/8). A organização acredita que 6 mil pessoas participaram do evento.

Este ano, o passeio organizado pela ONG Rodas da Paz teve dois percursos: um mais curto, até a Esplanada dos Ministérios para as famílias que vão de bike com as crianças. E outro, até a Ponte JK. Com o passeio, os organizadores buscaram despertar nas autoridades um maior compromisso com a mobilidade urbana sustentável. O evento acontece desde 2003.

"Com mais ciclistas e pedestres nas ruas, não apenas os motoristas ficam mais atentos, mas também os governos tendem a investir em mais e melhor infraestrutura", disse a ONG Rodas da Paz em sua página na internet.

Junto com esse investimento, vêm as campanhas educativas. A bicicleta no trânsito é uma aula diária de convivência e respeito às diferenças". Além disso, a entidade esclarece o risco de morte em caso de acidente. Quando o condutor do carro está a 64km/h, 85% dos pedestres atingidos morrem e nenhum sai ileso. Se a velocidade máxima do veículo for 32km/h, 5% morrem e 30% sobrevivem ilesos.

Velocidade mais baixa significa também mais incentivo aos meios sustentáveis de deslocamento, como caminhar, pedalar ou utilizar o transporte público, possibilitando conforto e fluidez nos trajetos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação