Cidades

Série do Correio sobre empreendedorismo vence Prêmio Sebrae de Jornalismo

A série %u201CA força dos pequenos%u201D foi escolhida entre outras 523 publicações de jornais impressos de todo o país

Luiz Calcagno
postado em 13/08/2014 09:36
As matérias, publicadas em outubro de 2013, mostram que empreender é uma opção de carreira

As repórteres do caderno de Cidades do Correio Flávia Maia, 27 anos, e Sheila Oliveira, 28, ganharam a 6; Edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo. A dupla teve a série ;A força dos pequenos; escolhida entre outras 523 publicações de jornais impressos de todo o país. As cinco reportagens contam histórias de pessoas que decidiram empreender na capital federal, e dá dicas de como seguir a carreira, além de mostrar que abrir uma empresa virou uma opção para quem ingressa no mercado de trabalho. O concurso jornalístico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) consagra grandes reportagens sobre microempreendedores individuais e micro e pequenas empresas.

Flávia e Sheila dividirão o prêmio de R$ 15 mil. A primeira matéria da série, publicada em 23 de outubro do ano passado, mostra que empreender se tornou sonho para muita gente na capital dos concursos públicos. O segundo trabalho, de 24 de outubro, conta a história de empreendedores que aproveitaram nichos de mercado pouco explorados em suas cidades. O terceiro foca nas chances de microempresas prosperarem no DF, acima da média nacional. A quarta publicação, de 26 de outubro, fala dos novos desafios de quem escolheu o ramo, incluindo a criação de startups. E a última, de 28 de outubro, tem como foco microempresas e negócios em áreas rurais do DF.

Histórias importantes


Este é o primeiro prêmio nacional da dupla. Flávia revela ter ficado feliz ao saber que havia vencido a categoria regional e que não acreditava que ganharia a final. Ela fala do trabalho com carinho e acredita que cumpriu a missão, como jornalista, ;de contar boas histórias;. ;A série fala que o empreendedorismo é o segundo ou o terceiro sonho do brasileiro. Fizemos as matérias para mostrar que a escolha é uma opção de carreira. Antes, as pessoas empreendiam por necessidade, hoje, sonham com isso;, afirma.



Flávia lembra que se emocionou quando, na cerimônia de premiação, ouviu o próprio nome ser anunciado. Na visão da repórter, que trabalha no Correio há três anos, o reconhecimento indica o caminho certo para apurar e publicar novos trabalhos. ;No ano passado, fui finalista de outros dois concursos com a série ;Indústria candanga;. No último trabalho, vimos que o empreendedorismo pode ser um contraponto para a carreira pública. O legal do jornalismo é contar boas histórias e tivemos a oportunidade de contá-las bem. O prêmio é um reconhecimento disso;, explica.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação