Cidades

Projeto prevê a instalação de contadores regressivos em semáforos

Especialistas e motoristas acreditam que a mudança pode diminuir a quantidade de acidentes nesses pontos

postado em 21/08/2014 06:01
Semáforos na Rodoviária do Plano Piloto: novo equipamento pode indicar com precisão a troca dos sinais verde, amarelo e vermelho

O sinal amarelo serve para chamar a atenção dos motoristas, mas também desperta dúvidas sobre pisar no freio ou acelerar. Quando os equipamentos são acompanhados de radares eletrônicos, os riscos de acidentes aumentam. Dessa forma, não é raro ver batidas diante de semáforos. A dinâmica, na maioria dos casos, é a mesma: o condutor da frente breca de uma vez para evitar ser multado pelo pardal e o que vem logo atrás não consegue evitar o choque.

Acidentes como esses acontecerão com menor frequência a partir da instalação de temporizadores. Um projeto de lei aprovado ontem pela Câmara Legislativa obriga a substituição de todos os sinais equipados com radares do Distrito Federal por aparelhos que informem com precisão quanto tempo falta do verde para o amarelo e do amarelo para o vermelho.

O PL 191, de 2011, segue para sanção do governador e, se acatado, deve mudar a cultura dos motoristas da cidade. Muitas capitais brasileiras utilizam o sistema de contador regressivo, como Belo Horizonte e Goiânia. O município goiano de Luziânia também conta com temporizadores.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação