Cidades

Alegria e emoção na noite de gala promovida pela Encontro Brasília

Os melhores estabelecimentos gastronômicos de Brasília foram condecorados ontem, na festa da Encontro Gastrô

postado em 21/08/2014 08:10
Emoção e alegria são as palavras que descrevem melhor o sentimento dos grandes vencedores revelados na noite de ontem na festa da Encontro Gastrô - O Melhor da Cidade 2014. Com salão lotado, o Unique Palace foi palco de uma grande comemoração que reuniu as principais personalidades da gastronomia brasiliense.

Antes mesmo do resultado, chefs, restauranters, empresários do ramo, sommeliers, barman e, em grande número, amantes da boa mesa se Bacala al Chef: bacalhau grelhado com cebolas e laranja em cama de batata-baroa e confit de tomatesocializaram e se divertiram com a estrutura montada para atender aos 1.500 convidados. A expectativa foi grande especialmente entre os três finalistas de cada categoria, que só souberam do resultado no momento da festa, pois muitos esperavam reconhecimento pelo bom trabalho há anos.

Em seu segundo ano, a publicação Encontro Gastrô em Brasília segue os passos do anuário que é publicado há 12 anos em Belo Horizonte (onde nasceu o projeto), ininterruptamente. Satisfeito com os resultados, André Lamounier, diretor-geral da revista, disse que o evento superou as expectativas. Este prêmio é uma maneira de reconhecer e valorizar a riqueza da gastronomia de Brasília. Portanto, a cultura de Brasília. Porque a gastronomia talvez seja uma das formas mais simbólicas de representar a cultura de um povo. E a gastronomia local reflete o que é o brasiliense: uma mistura de sabores, de temperos... Mas sempre primando a qualidade e o requinte", afirmou.

Mara Alcamim, a Melhor ChefEntre as grandes estrelas, o Taypá foi eleito o Melhor Restaurante da Cidade e o Limoncello o Restaurante Revelação do Ano. A alegria de Mara Alcamim, eleita a melhor chef da cidade, era visível. Segundo ela, o prêmio dá um fôlego à equipe do Universal Diner, seu restaurante (classificado em terceiro lugar na categoria Cozinha Contemporânea), para cumprir as metas de chegar aos 18 anos de casa em uma fase consolidada e tranquila: "Este reconhecimento é um presente para a nossa maioridade. Nos últimos dois anos, o objetivo era dar a volta por cima depois que fechei outras casas, e o resultado veio, estou muito feliz", disse.

Bicampeão na categoria Pizzaria, Gil Guimarães, chef pizzaiolo e dono da Baco, disse que o prêmio consolida o trabalho. "No ano passado, depois que ganhamos, vários clientes comentaram e viram e foi muito legal. Este ano acho que vai ser mais interessante ainda, já que a festa mostra a dimensão do prêmio e a importância da eleição."

Tatiana Lisboa, a jovem chef do Rio Bistrô e Lounge, de apenas 29 anos, foi eleita a Chef Revelação do ano. "Foi a primeira vez que concorri a um prêmio. Como sempre gostei de cozinhar e sabia que queria trabalhar na área, acompanho há muito tempo as grandes premiações. E vejo que elas se tornam uma referência para quem é da área e também para leigos, que apreciam uma comida com qualidade. É uma visibilidade incrível", disse.

Confira a lista dos campeões:

Lanches e guloseimas

; Bufê de Festa: Sweet Cake Buffet
; Cafeteria: Ernesto Cafés Especiais
; Chocolateria: Kopenhagen
; Confeitaria e Salgados: Daniel Briand Pâtissier & Chocolatier
; Creperia: Crepe au Chocolat
; Padaria: La Boulangerie
; Sanduicheria: Marvin American Burgers
; Sorveteria: Saborella
; Novidade do Ano/Lanches e Guloseimas: Brownieria

Diversão

; Bar/Botequim: Primeiro Cozinha de Bar
; Pra Dançar: Villa Mix
; Pra Paquerar/Pra Divertir: Chiquita Bacana
; Novidade do Ano/Diversão: Paradiso Cine Bar

Restaurante - Boa mesa

; Bufê Self-Service: Carpe Diem
; Churrascaria: Fogo de Chão
; Cozinha Light/Salada: Bhumi Cozinha Orgânica e Saudável
; Pizzaria: Baco
; Restaurante de Hotel: Oscar
; Feijoada: Armazém do Ferreira

Restaurantes - Sabores regionais

; Árabe: Marzuk
; Brasileiro: Mangai
; Cozinha do Mundo: Taypá
; Cozinha Portuguesa: Dom Francisco
; Japonês: Kojima

Restaurantes - Alta gastronomia

; Bistrô: Le Vin Bistrô
; Carne/Parrilla: Corrientes 348
; Carta de Vinhos: Baby Beef Rubaiyat
; Cozinha Contemporânea: Lake;s Restaurante
; Francês: Le Jardin du Golf
; Italiano: Villa Tevere
; Peixes/Frutos do Mar: Coco Bambu

Restaurantes - Melhores

; Melhor Restaurante da Cidade: Taypá
; Restaurante Revelação 2014: Limoncello

Profissionais

; Melhor Chef: Mara Alcamim (Universal Diner)
; Chef Revelação: Tatiana Lisboa (Rio Bistrô e Lounge)
; Melhor Barman: Carlos Joel (Primeiro Cozinha de Bar)
; Melhor Sommelier: Emerson Dias da Silva (Piantella)

Assista à reportagem da TV Brasília


[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação